quarta-feira, 22 maio, 2024
Início Futilidade do Dia FUTILIDADE DO DIA - Airão Velho: A cidade fantasma

FUTILIDADE DO DIA – Airão Velho: A cidade fantasma

Quem aí gosta de conhecer lugares assombrosos? Para quem curte uma aventura e lugares diferentes, hoje vamos falar sobre Airão Velho, a cidade fantasma Brasileira.

Localizada no Amazonas, fica às margens do rio Negro, e foi abandonada por seus habitantes na década de 1950. O pequeno povoado, recebeu padres missionários que viviam da caça e da pesca e foi um lugar pobre durante cerca de 200 anos.

“Casa comercial portuguesa em cerâmica portuguesa de Lisboa”
Foto de viajante enviada por: amazonnanastour (out de 2016) Foto retirada do site: No Amazonas é assim

Os ribeirinhos dizem que a fuga dos moradores ocorreu depois do ataque de ferozes e gigantes formigas de fogo. Outros, vão ao Além, e categóricos afirmam que todos deram no pé por causa dos fantasmas de índios escravizados.

Atualmente, a cidade é cuidada por Shigeru Nakayama, de 65 anos. Faz 13 anos, que ele vive entre as construções abandonadas, e é considerado o guardião da história local, e só quer sair se deixar um sucessor.

Mesmo carregando essas lendas, Nakayama desmente e explica que tudo isso, é história do (ex-) prefeito Hilton Santos. Ele afirma que foi uma questão política, mas a verdade é que foi a economia que fracassou, levando as pessoas a abandonarem a cidade.

Fantasmas ou não, é um excelente lugar para se aventurar. Além da cidade abandonada de Airão Velho, existem mais algumas no Brasil. Veja:

  • Cococi – CE
  • Fordlândia – PA
  • Igatu – BA
  • São João Marcos – RJ

 

 

Fonte: G1, Catraca Livre, acrítica.com, No Amazonas é assim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.