sábado, 12 junho, 2021
Início Futilidade do Dia FUTILIDADE DO DIA - As máscaras também podem tirar vidas.

FUTILIDADE DO DIA – As máscaras também podem tirar vidas.

Com o início da pandemia da Covid-19, um dos objetos que se tornou indispensável na vida da população, foram as máscaras. Seu uso, é obrigatório por lei em vários lugares, pois dificulta a proliferação do vírus.

Devido ao uso obrigatório, encontrar máscaras jogadas nas ruas, se tornou comum de se ver. O grande problema, é que esse descarte mal feito, está trazendo grandes complicações ao meio ambiente.

A questão é que as máscaras são feitas de múltiplas fibras plásticas, principalmente polipropileno, que irão permanecer no meio ambiente por décadas, até se tornar microplásticos e nanoplásticos cada vez menores, e finalmente, se dissolver de vez. E isso, acaba contaminando o solo.

Máscaras — Foto: BBC

Além dos riscos para o solo, muitas máscaras são levadas pelo vento, saindo dos centros urbanos e indo para lagos e florestas, onde são encontradas por animais selvagens.

Casos de máscaras enroladas nas patas dos animais se tornou algo bastante comum ultimamente, pois com esse descarte mal feito, muitos destes bichos acabam tendo contato, se embaraçando no objeto. Casos de máscaras nos rios e oceanos podem representar riscos, pois muitas vezes são ingeridas ou enroladas nos animais.

Sendo assim, um objeto que tem a finalidade de prevenir doenças e salvar vidas humanas, está trazendo perigos e mortes ao meio ambiente.

mergulhadores encontram máscaras e luvas de proteção no mar da Riviera Francesa – FOTO: operation-mer-propre

Tudo isso pode ser evitado, de uma maneira simples e prática. É só realizar o descarte correto, que além de ajudar o meio ambiente, evita a contaminação de vírus, pois a máscara, está em contato direto com o nariz e a boca das pessoas, podendo conter diversos tipos de vírus, entre eles, o causador da Covid-19.

  • Não descarte suas máscaras (lixo) no chão;
  • Prefira o uso de máscaras de tecido reutilizáveis, quando possível;
  • Quando for descartar sua máscara, a coloque em um saco plástico, amarre bem firme e jogue na lixeira.

 

 

Fonte: National Geographic Brasil, Secretaria e saúde do Ceará.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.