sábado, 12 junho, 2021
Início Futilidade do Dia FUTILIDADE DO DIA - SixDegrees, a primeira rede social.

FUTILIDADE DO DIA – SixDegrees, a primeira rede social.

O SixDegrees (seis graus), lançado em 1997, foi a primeira rede social, uma plataforma online dedicada ao estabelecimento de contatos. Como mídia social, o site possuía uma estrutura semelhante às existentes hoje.

Ela foi a primeira rede social a permitir que os usuários criassem perfis, enviassem convites para amigos, organizassem grupos e navegassem por perfis de outras pessoas. Embora já houvesse serviços de bate-papo, como o ICQ, esse modelo de conexão era algo totalmente novo até então. O modelo era simples: adicionar amigos, enviar mensagens para sua rede e ampliar conexões. Foi a base para o tipo de rede social que vemos hoje na Internet.

Alcançando a marca de cerca de 3,5 milhões de usuários, o número pode parecer pequeno se comparado às métricas das redes sociais atuais, mas é bastante expressivo se considerarmos que estamos falando do final dos anos 90.

Embora o SixDegrees tivesse milhões de usuários registrados, nem todos participavam ativamente da rede. Isso porque, no final dos anos 90, a conexão à Internet era bastante instável e limitada. Além disso, não havia muitas coisas para fazer no SixDegrees, cujas funções praticamente se limitavam à adição de amigos.

Então, dois anos após seu lançamento, o SixDegrees foi vendido à YouthStream Media Networks por US$ 125 milhões. A rede social foi desativada no ano seguinte e hoje existe o www.sixdegrees.com, um sistema fechado.

Mesmo sendo desativado depois de 4 anos, a SixDegrees serviu de inspiração para outras redes sociais, como o Friendster, o MySpace e o Facebook.

 

 

Fonte: TechTudo, edialog

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.