quarta-feira, 29 maio, 2024
24.5 C
Canarana
Início Notícias Destaques Hospital Regional Paulo Alemão conquista habilitação de 10 leitos de UTI adulto

Hospital Regional Paulo Alemão conquista habilitação de 10 leitos de UTI adulto

ÁGUA BOA – A recente Portaria GM/MS n. 4.243 DE 06/12/2022 (Publicada em 08/12/2022 | Edição: 230 | Seção: 1 | Página: 287) que habilitou leitos de Unidades de Terapias Intensivas em todo o país, incluiu o Hospital Regional de Água Boa como estabelecimento de saúde com 10 leitos de UTI Adulto, definitivamente, e garantiu o repasse de R$ 1.971.000,00 anuais, para custeio dos mesmos.

O Hospital Regional de Água Boa iniciou o processo de habilitação da UTI Geral – Tipo II, em janeiro deste ano, e cumpriu os requisitos mínimos para seu funcionamento, como: contratação de profissionais – médica intensivista, enfermeira especializada e UTI, fisioterapeuta especializada em UTI, médicos plantonistas com certificações, e também, garantir o quadro de profissionais assistencialistas que conta com médicos: vascular, cardiologista, cirurgião geral, urologista, oftalmologista, neurologista, nefrologista, infectologista, entre outros.

Foto: Reprodução

Além disto, outros requisitos foram devidamente preenchidos: acesso a serviços de diagnósticos como ressonância magnética, tomografia computadorizada, eletroencefalograma, e mais: assistências farmacêutica, psicológica, fonoaudiológica, social, odontológica, nutricional, de terapia nutricional enteral e parenteral e de terapia ocupacional, cumprimento das medidas de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), e mais.

A habilitação dos leitos de UTI Adulto no Hospital Regional de Água Boa-MT é mais um salto na saúde pública de toda a região do Médio Araguaia, já que no início da atual gestão contava com apenas leitos provisórios, de UTI COVID
Hoje a realidade é outra, os leitos da UTI Geral são definitivos, resguardada a manutenção e avaliação dos órgãos responsáveis, e esta vitória é resultado de todo trabalho e articulação que vem sendo desenvolvido nos últimos meses pela gestão do Dr. Mariano Kolankiewicz, prefeito de Água Boa e atual presidente do CISMA, para oferecer suporte cada vez mais adequado a pacientes que necessitam de um cuidado mais complexo.
Com essa habilitação permanente, o Hospital que atende 11 municípios da região do Médio Araguaia e diminuiu o déficit de UTI Adulto nesta região, beneficiando mais de 150 mil habitantes.

Há muito que se fazer no Hospital Regional de Água Boa, mas a gestão atual aguarda o início das obras de reforma e ampliação, com recurso aprovado para tanto no valor de R$ 7,5 milhões de reais, o que proporcionará o saneamento, regularização e ampliação de muitos serviços.

Esta vitória é um marco histórico para o desenvolvimento do serviço de saúde pública prestada nosso município e todo Vale do Araguaia.

Por Ascom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.