Instalação da Redesimples em Canarana diminuirá para um mês, tempo para abertura de empresas

0
611

CANARANA – Canarana recebeu na manhã desta segunda-feira, 17, a visita do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Celso Paulo Banazeski, que conheceu a cidade, ouviu as demandas e acompanhou o que vem sendo feito, principalmente, pela pasta homônima, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turístico, comandada por Marilei Bier. O prefeito Fábio Faria e vereadores estiveram presentes no encontro.

Celso Paulo Banazeski falou da importância de sistema Redesimples, implementado em Canarana em dezembro de 2019. Trata-se da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios – sistema integrado que permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas de forma rápida, eficiente e simples.

“Canarana assinou junto à Junta Comercial do Estado de Mato Grosso o termo de cooperação com a Redesimples, o que facilita muito a vida do empreendedor, onde uma série de serviços podem ser feitos online, sem a necessidade de deslocamento, o que reduz custo para o empreendedor e simplifica o processo”, disse Banazeski.

Marilei Bier comemorou esse avanço: “Desde o início firmamos uma parceria com o Sebrae. Em agosto do ano passado estive em Fortaleza para conhecer o Fortaleza Online a convite do Sebrae. O Redesimples facilita para todo mundo. Fico muito orgulhosa por saber que estamos fazendo diferente”, disse Marilei Bier, acrescentando que, além disso, 70% das compras da Prefeitura hoje são feitas em empresas da cidade.

O gerente do Sebrae de Barra do Garças-MT, Zoander de Queiroz Silva, disse que Canarana saiu na frente. “Sem sombra de dúvidas é a profissionalização da gestão pública e a melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas. A gente trabalha a cada dia para desburocratizar e simplificar tanto para o cidadão, quanto para o empresário e a Redesimples vai racionalizar o processo. Antes os empresários levavam 180 dias para abrir uma empresa e a tendência é que diminua para 15 a 30 dias”.

O vereador Ederson Porsch falou dessa conquista para os empresários de Canarana. “É um trabalho para melhorar a vida dos nossos empresários e a Câmara Municipal está sempre trabalhando ao lado da administração para fomentar o comércio e a economia local, além de buscar novos investidores”.

Distrito Industrial

O secretário estadual colocou sua pasta à disposição para auxílio na formulação de regras para a implementação de um distrito estadual. O prefeito disse que Canarana está perto de reverter uma área próxima do antigo frigorífico, que será utilizada para a construção do setor industrial. A área encosta na rodovia MT-326 e receberá empresas de diversos ramos, tanto que já estão instaladas na cidade, quanto que chegarão ao município.

“A importância da vinda do secretário é para que juntos possamos encontrar oportunidades para trazer ao município de Canarana. Já trazemos alguns benefícios, como a Redesimples, e vamos trabalhar em outras questões, como o distrito industrial, porque Canarana está crescendo, muitas empresas querendo expandir e outras vindo para se instalar”, concluiu.