Agrônomos que analisaram as terras de Canarana em 1972 recebem título de cidadão

0
578

CANARANA – Os engenheiros agrônomos Carlos Roberto Landerdahl, Gui Gerson do Canto Brum, Heider Vito Bernardi Campanaro e Helvio Carlesso, receberam, na última sexta-feira (14/02), o título de Cidadão Canaranense pela Câmara Municipal de Vereadores de Canarana-MT.

 

Os profissionais, quando ainda eram estudantes de agronomia em Santa Maria-RS, em julho de 1972, estiveram em meio ao cerrado mato-grossense, para analisar as terras onde viria a iniciar o projeto de colonização da Coopercol (Cooperativa de Colonização 31 de Março Ltda), que daria origem ao município de Canarana. Na época, o objetivo foi atestar o potencial produtivo da região.

 

Três dos quatro homenageados estavam presentes na sessão solene. Emocionados, discorreram sobre as dificuldades que enfrentaram nos 30 dias que permaneceram na região e como foi o contato com as primeiras famílias migrantes do sul do país, que chegaram dias após o inicio do trabalho dos agrônomos.

 

Na oportunidade, os homenageados entregaram para o município, como presente, um álbum com fotografias da época da visita, bem como dois exemplares de livros que tratam sobre o surgimento da cultura da soja no país.