quarta-feira, 2 abril, 2025
InícioNotíciasDestaquesMais de 30 animais estão disponíveis para adoção em Canarana

Mais de 30 animais estão disponíveis para adoção em Canarana

CANARANA – Somente quem adota um animal de estimação sabe o carinho incondicional que recebe em troca do cuidado e zelo. Ele não só traz alegria para uma casa, mas também proporciona uma sensação de companheirismo e lealdade, invejável nas relações humanas.

Em Canarana – MT, são mais de 30 animais, entre cães e gatos, adultos e filhotes, disponíveis para a adoção responsável e a Associação Amigos dos Animais, através de um serviço voluntário, é quem disponibiliza estes animais para a adoção. Um serviço que vem sendo cada vez mais desafiador.

Em entrevista ao OPioneiro, Morgana Turra, uma das responsáveis pela Associação, explicou com mais detalhes o serviço que os Amigos dos Animais vem desempenhando e os desafios que encontram. Conforme Morgana, em razão de ainda não terem um espaço físico próprio, os animais disponíveis para adoção ficam em lares temporários, em que voluntários oferecem cuidados e abrigo. Quase todos estão castrados e, os que não estão, podem ser castrados assim que confirmada a adoção.

“Perto de final e começo de ano, até fevereiro, quase não temos adoções, pois muitos estão de férias e viajando. Pelo contrário, essa é uma época que registramos muitos abandonos, com muitos animais indo parar nas ruas”, explica Morgana. Isso aumenta o fluxo de trabalho da associação, que hoje conta com cerca de 10 voluntários nos trabalhos diários braçais, além dos custos, que são cobertos por dezenas de doadores e ações de arrecadação, como bazares.

Hoje a Associação possui um grupo de Whats-app com 140 membros e lá, expõem as necessidades diárias dos animais, conseguindo arrecadar parte dos fundos para os custeios de alimentação, medicamentos e/ou a própria castração. Contudo, cobrir os custos continua sendo o principal desafio. “Os medicamentos são muito caros. E temos, muitas vezes, que custear alguns animais pela vida inteira deles. A ‘Flor’, por exemplo, foi a primeira cadela que uma das voluntárias deu abrigo temporário em 2016 e, por ter um problema de pele, ninguém adotou ela. Ela passou a vida inteira com a gente e morreu no começo desse ano”, explica Turra.

Recentemente, como exemplo, eles receberam vários filhotes de cachorro vítimas de abandono, que foram encontrados em uma residência sem qualquer cuidado, em meio a outros já mortos, que serviam de alimento para os vivos. Eles foram repassados pelas autoridades à Associação, que providenciou lar temporário, medicamentos e alimento aos filhotes.

Parte dos animais disponíveis para adoção são frutos do abandono, carecendo de cuidados. Muitas vezes estão traumatizados, precisando reaprender a confiar novamente, nem por isso, contudo, deixam de esbanjar carinho quando alguém lhes dá atenção. Portanto, o ato de adotar, torna-se uma experiência ainda mais gratificante, quando animal e tutor se tornam ‘amigos’.

PARA A ADOÇÃO, é preciso agendar horário para visitar um dos lares temporários, podendo entrar em contato pelo número 66 99645-7146, pelo Instagram da Associação @amigosdosanimaiscanarana ou ainda em uma das feiras de adoção, que ocorrem mensalmente, com divulgação prévia também pelas redes sociais dos Amigos dos Animais.

Por Lavousier Machry, para o OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cópia não permitida