quinta-feira, 23 maio, 2024
17.8 C
Canarana
Início Notícias Destaques Mateada abre comemoração da Semana Farroupilha 2021 em Canarana

Mateada abre comemoração da Semana Farroupilha 2021 em Canarana

CANARANA – Dezenas de gaúchos e simpatizantes da cultura gaúcha se reuniram no final da tarde desta segunda-feira (20.09) no ‘Monumento da Cuia’, na Avenida Rio Grande do Sul, na entrada de Canarana – MT, para celebrar o Dia do Gaúcho e dar inicio aos festejos da Semana Farroupilha 2021.

Tradicionalmente, a Semana Farroupilha reúne uma série de eventos durante sete dias, com jantares, cavalgadas e apresentações artísticas. Em 2021, após dois anos sem atividades devido à Covid-19, a comemoração retorna, contudo, com menos atividades. Além da mateada, o CTG Pioneiros do Centro Oeste, organizador da ‘semana’, irá promover uma Live no próximo domingo (26.09), com apresentações artísticas, música e leilões. O valor arrecadado será usado para uma reforma das dependências do CTG.

Na mateada desta segunda, cada gaúcho(a) levou seu chimarrão até a ‘Cuia’, e lá, pode conferir uma apresentação da Banda Municipal Átila Rodrigues Falcão, bem como declamações, apresentações, e participar também de um momento cívico, com o hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional e do Hino do Rio Grande do Sul.

Para o Patrão do CTG, Jorge Winter, a mateada foi sinônimo de restauração das atividades gaúchas no município após o período de pandemia. “A gente chega a ficar emocionado. Quem gosta da cultura gaúcha, depois de dois anos parados, tu vê esse movimento aqui, tu se alegra de novo. Vamos ver se agora devagarzinho a gente recomeça, pra ver se em fevereiro de 2022, já começar forte nas danças”, explica.

Sobre os ensaios da invernada artística e outras atividades disponibilizadas pelo CTG, o professor de dança Mitielo Correia, explicou que o CTG “está tomando todos os cuidados possíveis, devido à pandemia, mas já se preparando para o ano que vem, com vários convites para se apresentar em vários Estados, e a invernada artística vai representar Canarana em vários desses Estados.”

A volta das atividades de dança é prevista somente para 2022, mas Mitielo já adiantou que o CTG estará aberto a todos aqueles que queiram participar das atividades. “Nosso CTG é uma miscigenação de culturas, está aberto a todos, e assim que voltar os ensaios, vamos informar a toda comunidade; Inclusive, dança de salão, para os casais que quiserem aprender a dançar os ritmos gaúchos gratuitamente todos os domingos”.

A Live do CTG ocorre no próximo dia 26, a partir das 10h, com Missa Crioula antecedendo o evento. A organização também está comercializando churrasco para a data, ao preço de R$ 75,00, em forma de retirada Drive-Thru.

Por Lavousier Machry – OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.