quarta-feira, 22 maio, 2024
Início Notícias Destaques Mateada no monumento da 'Cuia' vai celebrar 'Dia do Gaúcho' nesta segunda...

Mateada no monumento da ‘Cuia’ vai celebrar ‘Dia do Gaúcho’ nesta segunda (20)

CANARANA – O CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Pioneiros do Centro Oeste, vai realizar nesta segunda feira (20.09) uma mateada (roda de chimarrão) no monumento da ‘Cuia’, na Avenida Rio Grande do Sul, na entrada de Canarana – MT. O evento é em homenagem ao Dia do Gaúcho, celebrado no dia 20 de setembro.

A patronagem do CTG convida a todos os gaúchos e simpatizantes da cultura para fazer o seu mate, se pilchar (vestir trajes típicos) e se juntar a partir das 18:30h no local. O monumento foi recentemente restaurado pelo Poder Público Municipal para a data festiva. Na oportunidade da mateada, haverá apresentação da Banda Municipal Átila Rodrigues Falcão, bem como de alunos da Invernada Artística do CTG.

cuia

O momento será precedido por uma solenidade de hasteamento das bandeiras. Todos os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19 serão seguidos e os organizadores orientam para que cada um leve seu chimarrão e cadeiras.

O evento abre as comemorações da Semana Farroupilha, que findará no próximo domingo (26.09) com uma Live, que contará com diversas apresentações artísticas, bem como leilões e a comercialização do tradicional churrasco em regime drive-thru. O valor arrecadado será usado na reforma do CTG.

20 de setembro

O Dia do gaúcho recorda o início a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, em 20 de setembro de 1835. Na revolta, que durou 10 anos, o Rio Grande do Sul queria se separar do Império do Brasil, declarando, inclusive, sua independência. O conflito findou em 1845 com a assinatura de um Tratado de Paz.

O dia consiste numa homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha. Neste dia é feriado no Rio Grande do Sul, de acordo com o Decreto estadual nº 36.180, de 18 de setembro de 1995, bem como é lembrado por gaúchos espalhados por todo o Brasil.

Por O Pioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.