sexta-feira, 6 dezembro, 2024
29.7 C
Canarana
Início Notícias Destaques Mendes diz que aumento nos combustíveis é “trágico” ao defender congelamento do...

Mendes diz que aumento nos combustíveis é “trágico” ao defender congelamento do ICMS

CUIABÁ – O governador Mauro Mendes (UB) se mostrou favorável ao congelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o preço do combustível. Mendes afirmou que esteve em Brasília na última quarta-feira (9) defendendo a pauta como uma contribuição dos Estados para minimizar os impactos da explosão de preço do barril de petróleo, consequência da guerra entre Rússia e Ucrânia.

O governador também classificou como “trágico” o aumento de 25% sobre o diesel e quase 19% sobre a gasolina, anunciado pela Petrobras nesta quinta-feira.

Foto: Michel Alvim/SECOM-MT

“Todos nós fomos surpreendidos, a Petrobras deu uma pancada novamente, liberou 25% de aumento no diesel e quase 19% na gasolina. Isso é terrível, é trágico”, lamentou.

Apesar de reconhecer o impacto que o aumento exponencial nos combustíveis terá sobre a vida de todos os mato-grossenses, o governador Mauro Mendes ponderou que a questão remete à esfera federal.

“Deixei bem clara minha posição, se depender de mim, governador Mauro Mendes, vamos manter o ICMS congelado, sem nenhum aumento, para dar uma contribuição”, completou.

Nesta quinta, o Senado da República aprovou projeto de lei que determina a “monofasia” da incidência do ICMS sobre os combustíveis. Na prática, isso significa que o imposto só poderá ser cobrado uma vez ao longo da cadeia produtiva.

Por Raynna Nicolas, HNT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.