sábado, 13 abril, 2024
21.1 C
Canarana
Início Notícias Destaques Mutirão retira cerca de quatro toneladas de lixo do Rio Sete de...

Mutirão retira cerca de quatro toneladas de lixo do Rio Sete de Setembro em Canarana/MT

Ação voluntária realizada pelo grupo Guardiões do Rio Sete, retirou aproximadamente quatro toneladas de lixo do Rio Sete de Setembro no último sábado (17/10) em Canarana/MT. Uma ideia que surgiu entre amigos em 2016, já recolheu cerca de 50 toneladas de lixo nos últimos quatro anos.

Conforme Rodrigo Natal, ele e seu amigo Cleomar Ferreira verificaram muitas vezes a presença de uma grande quantidade de lixo nos acampamentos e nas margens do rio. Com isso, começaram a pesquisar a respeito desse tipo de projeto e notaram que em algumas cidades já era realizado esse trabalho. Assim, organizaram entre amigos e conhecidos uma data para que pudessem fazer essa limpeza todo ano. 

A cada ano, participam em torno de 20 a 25 pessoas. Normalmente o trabalho de recolhimento do lixo é realizado no primeiro final de semana depois que inicia o período da piracema (01/10 a 31/01). “Fica mais fácil a questão da logística dos barcos e é um período que antecede a cheia, onde todo o lixo que estiver às margens vai para o interior do rio”, disse Rodrigo. Entretanto, neste ano eles realizaram a retirada do lixo no dia 17/10 por conta do feriado prolongado que teve no início do mês e a disponibilidade dos participantes.

Lixo recolhido

Desde que iniciaram com o projeto, 2020 foi o ano que encontraram menos lixo. A quantidade de lixo diminuiu consideravelmente ao longo dos anos. Já chegaram a recolher próximo de 15 toneladas (2016), 12 toneladas em 2017 e 13 toneladas em 2019. Segundo Rodrigo, “esse ano foi o ano que a gente menos retirou lixo, porque certamente está havendo uma conscientização das pessoas”.

Os lixos mais comuns são latinhas, garrafas e sacolinhas plásticas. “Mas já recolhemos pneu de todos os tamanhos, bicicleta, máquina de solda e máquina de lavar”, disse Rodrigo.

Forma de recolhimento

Neste ano, os Guardiões do Rio Sete percorreram 42 km do rio. Para facilitar, dividem equipes com geralmente duas ou três pessoas por embarcação. Então, é separado os pontos e em cada um deles descem dois barcos, onde cada barco pega um lado do rio até chegar a um outro ponto determinado. Depois, o lixo é colocado nas camionetes e levado até o ponto de encontro. Em seguida, transferem para o caminhão que levará o lixo para sua destinação final.

Rio Sete de Setembro

O Rio Sete de Setembro fica cerca de 22 km do município de Canarana/MT, é um dos principais destinos dos pescadores da região na temporada de pesca e é afluente do Rio Xingu. Dessa forma, com as cheias todo o lixo descartado de maneira irregular às margens do Rio Sete, podem chegar ao rio principal e prejudicar toda a fauna (vida animal) e flora (vida vegetal) da Bacia do Rio Xingu.

Por Vitória Kehl Araujo, para o OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.