CANARANA – A abstenção de eleitores no primeiro turno das eleições 2022, que aconteceu no dia 02 de outubro, foi maior na região do Vale do Araguaia do que em Mato Grosso e muito maior do que a média nacional.
Para se ter uma ideia, a abstenção no Brasil todo foi de 20,9%, totalizando mais de 32 milhões de eleitores que não compareceram às urnas para votar. Em Mato Grosso, a abstenção foi um pouco superior, de 23%, com mais de 577 mil votantes ausentes.
LEIA MAIS – Presidente Bolsonaro poderá visitar Canarana
Porém, no Vale do Araguaia, entre Barra do Garças e Vila Rica, a média na grande maioria dos municípios ficou entre 26 e 34%, muito acima do estado e do país. A única exceção fora dessa margem foi Luciara, com 23,55%. A maior, Nova Nazaré, com 34,83% de abstenções, 66% superior à média brasileira.
Na micro região do Médio Araguaia, a cidade com menor abstenção foi Água Boa, com 26,88%, seguida por Campinápolis com 27,36%, Canarana 28,09%, Querência 28,44%, Ribeirão Cascalheira 29,39%, Nova Xavantina 30,45% e, por fim, a campeã Nova Nazaré.
São nessas abstenções que os dois candidatos a presidente, Bolsonaro (PL) e Lula (PT) estão focando seus esforços no Brasil todo. Ainda não temos uma resposta do porquê as abstenções aqui na região são tão maiores do que a média estadual e nacional.
Veja um vídeo interessante sobre quem vota em branco, que também poderia se estender para quem se abstém ou anula seu voto:
Por Rafael Govari para OPioneiro.