sexta-feira, 9 dezembro, 2022
Início Futilidade do Dia O que é a Lei de Murphy - Futilidade do dia

O que é a Lei de Murphy – Futilidade do dia

Não há embasamento científico, mas a “lei” é uma “regra” de conhecimento comum simplificada pela frase: Aquilo que pode dar errado, vai dar errado!

A lei de Murphy é uma máxima sobre a “perversidade do Universo”, como explica a Revista SuperInteressante. Trata-se de um conceito que existe há pelo menos dois séculos. Trata-se da sensação de que o Universo “quer” que dê tudo errado, como um alerta para sempre se tomar todas as precauções possíveis ao trabalhar em algum projeto. (E quem não toma!)

O nome se deve ao engenheiro aeroespacial americano Edward A. Murphy. Em 1949, em um teste de tolerância à gravidade por seres humanos, Edward, para poder realizar essa aferição, construiu um equipamento que registrava os batimentos cardíacos e a respiração dos pilotos das aeronaves. Contudo, visto que o técnico responsável instalou o equipamento de forma errada, os sensores que deveriam registrá-lo falharam exatamente na hora do teste (vergonha da professión). Frustrado, Murphy disse “Se este homem tem algum modo de cometer um erro, ele o fará”.

Um dos momentos mais usados para “sentir” a Lei de Murphy em ação, já de conhecimento comum, é o ato de deixar cair uma fatia de pão com manteiga prestes a ser devorada! A Lei diz que se a fatia pode cair com o lado da manteiga pra baixo, assim será (Mas e com margarina?). Aliás, em um teste de probabilidade feito pelo físico britânico Robert Matthews em 1995, foi identificado que em 9.821 quedas de fatias de pão, 6.101 foram com a manteiga para baixo. (Sim! alguém ficou dias jogando um fatia de pão no chão!)

Por OPioneiro. Foto Capa: Getty Imagens.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.