CONFRESA – Seis meses após o governador Mauro Mendes (UB) anunciar a construção do Hospital Regional do Araguaia em Confresa, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) informou ao Semana7, que o projeto da obra já está concluído e segue para processo de licitação.
Os moradores do município e da região continuam aguardando o início da obra, que faz parte do programa de investimentos Mais MT, lançado pelo governador no ano de 2020.
O Hospital contará com 111 leitos de enfermaria e 40 UTIs, entre adultas, pediátricas, neonatal e unidade semi-intensiva neonatal, para atendimento na média e alta complexidade.
LEIA MAIS – Taxa de ocupação de UTIs no Hospital de Querência está em 10%
Além disso, a unidade de Saúde também vai ter 10 consultórios médicos, 2 consultórios para atendimento a gestantes, 6 salas de centro cirúrgico e espaços para banco de sangue, banco de leite materno e realização de exames, como tomografia e colonoscopia.
A secretaria ainda não informou sobre o modelo de contratação dos profissionais que atuarão na unidade hospitalar.
Demanda antiga
A construção do Hospital é uma antiga promessa de ex-governadores, como Sinval Barbosa e Pedro Taques. Atualmente, a região Norte Araguaia conta com hospitais municipais em Confresa, São Félix, Vila Rica e Santa Terezinha, além dos regionais em Água Boa (cerca de 400km de Confresa) e Barra do Garças (a 700km de Confresa).
Confresa foi definida como a sede do novo hospital, após o governador visitar os dois municípios, entre eles Porto Alegre do Norte, junto com secretários, deputados e equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizando vistorias em áreas de ambas as cidades.
A decisão foi tomada no dia 16 de junho, e foi baseada em parecer técnico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
Aguardado pela população há anos, a nova unidade faz parte do maior programa de investimentos da história do Mato Grosso, o Mais MT, lançado pelo governador Mauro Mendes no ano passado.
O programa prevê investimentos de R$ 1,18 bilhão somente na área da saúde, sendo R$ 300 milhões para construção de hospitais regionais nos municípios de Confresa, Juína, Tangará da Serra e Alta Floresta.
A previsão de entrega das estruturas é de até 24 meses após a licitação e a definição das empresas que executarão as obras.
Por Semana 7.
[…] Obra do Hospital Regional do Araguaia deve ser licitada em breve […]