terça-feira, 9 agosto, 2022
InícioNotíciasDestaquesPacientes de Canarana vão rodar seis mil km a menos todo mês...

Pacientes de Canarana vão rodar seis mil km a menos todo mês com Centro de Hemodiálise em Água Boa

ÁGUA BOA – O investimento de 6,5 milhões de reais que o Governo de Mato Grosso destinará para a reforma e ampliação do Hospital Regional de Água Boa, permitirá que muitos atendimentos, hoje somente em cidades maiores, sejam ofertados no Médio Araguaia. E uma das obras mais aguardadas é a construção do Centro de Hemodiálise.

Hospital Regional de Água Boa; Foto – ABNews.

Os pacientes com insuficiência renal que moram em Canarana, a 90 km da cidade de Água Boa, por exemplo, terão a distância mensal percorrida, diminuída em quase seis mil km, caindo de oito para dois mil. Atualmente, o serviço de hemodiálise mais próximo fica em Barra do Garças, a 330 km.

LEIA MAIS – Aeroporto Municipal de Canarana: investimento que traz desenvolvimento e que salva vidas

Já os pacientes de Querência, a 460 km de Barra, precisam percorrer, debilitados, mais de 11 mil km por mês para filtrar o sangue, indo e voltando três vezes toda semana. Essa distância vai cair para menos da metade, o que é muito para quem precisa praticamente viver na estrada para continuar vivo.

A unidade de Água Boa é referência para oito municípios do Médio Araguaia. Além da cidade sede, é atendida a população de Bom Jesus do Araguaia, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Nova Nazaré, Campinápolis, Serra Nova Dourada e Novo Santo Antônio.

Atualmente o hospital dispõe de 66 leitos, sendo 10 UTI adulto, quatro cirúrgicos, três ginecológico, quatro ortopedia e traumatologia, 19 clínico geral, cinco obstetrícias cirúrgica, quatro clínicas e 17 pediatrias. O local é referência nas áreas de clínica geral, cirurgia geral, nefrologista, ginecologia, obstetrícia, ortopedia, traumatologia, pediatria, cirurgia vascular, anestesiologia e, em junho, terá a especialidade de mastologia.

Conforme o diretor do Hospital Regional de Água Boa, Rafael Salamoni, no projeto de reforma e ampliação, além do Centro de Hemodiálise, será construída a nova UTI, moderna e dentro das regulamentações exigidas. Também serão construídos mais 40 leitos de enfermaria e mais duas salas cirúrgicas, que possibilitarão procedimentos de maior complexidade.

Por Rafael Govari para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.