terça-feira, 23 julho, 2024
16.3 C
Canarana
Início Notícias Destaques Pivetta visita Canarana, percorre trecho até Gaúcha do Norte e propõem parcerias...

Pivetta visita Canarana, percorre trecho até Gaúcha do Norte e propõem parcerias para a construção de asfalto

CANARANA – Em sua passagem pelos municípios de Canarana e Gaúcha do Norte, durante a quarta-feira (06), o vice-governador de Mato Grosso Otaviano Pivetta reafirmou seu posicionamento quanto a necessidade de fazer parcerias com as prefeituras, para tocar projetos e obras, principalmente relacionadas à infraestrutura. Pivetta estava acompanhado do deputado estadual Dr. Eugênio.

Avaliando no mapa trajeto entre Culuene e Gaúcha do Norte; Imagem – divulgação.

Hoje, Mato Grosso tem mais de 22 mil km de rodovias não pavimentadas, sem contar as ruas sem asfalto na grande maioria das cidades. Conforme Otaviano, a quantidade de construtoras que participam das licitações públicas já está no limite, devido à grande quantidade de obras em andamento. Ele sugere, como solução, que cada prefeitura se torne uma ‘construtora’ de asfalto. Nessa parceria, o Governo do Estado entra com o recurso e os municípios fazem o projeto e executam a obra.

“Nas condições burocráticas que o setor público se encontra, a morosidade e o peso da máquina são muito grandes. Tenho feito um trabalho de muito diálogo com os prefeitos, mostrando a importância da prefeitura aprender a fazer estradas, pavimentar ruas, montar uma equipe eficiente e capacitada para enfrentar esses problemas. O Governo de Mato Grosso está pronto para ser parceiro em projetos, convênios e licitações”, disse.

LEIA MAIS – Governo de Mato Grosso irá recuperar asfalto da MT-020 entre Canarana e Paranatinga

LEIA MAIS – Governo abre chamamento público para asfaltar trecho da MT-129 em Gaúcha do Norte

Para auxiliar as prefeituras, o Governo de Mato Grosso está implementado um projeto que se resume em incentivar os municípios a comprarem máquinas e a cada equipamento adquirido, o Estado doa outro. Com isso, as prefeituras podem montar patrulhas para trabalhar na recuperação de estradas de chão e na construção de asfalto. Na oportunidade da vinda do vice-governador, essa proposta foi feita aos municípios de Canarana e Gaúcha do Norte.

Em Canarana, Pivetta e Dr. Eugênio se encontraram com o vice-prefeito Vilson Biguelini, a secretária de Obras Eliane Felten, vereadores e demais autoridades locais. Representantes de Gaúcha do Norte, como o prefeito Nei Goiano e a diretoria da associação Amex também acompanharam o trajeto da comitiva entre os dois municípios, passando pelas MTs 020 e 427. Na oportunidade o vice-governador confirmou o tapa buraco e o micro pavimento em todo trecho da MT-020 ainda nesse ano.

Comitiva passou pela MT-109, para tratar do aterro na ponte sobre o rio Tanguro; Imagem – divulgação.

Sobre a MT-427, um trecho de pouco mais de 60 km entre o Culuene e Gaúcha do Norte, Pivetta colocou que o Governo do Estado será parceiro na pavimentação, mas para agilizar o processo, pediu para que os dois municípios façam o projeto e, depois, em parceria com a Amex, execute a obra. A associação, atualmente, é a responsável pela pavimentação da MT-129, entre Gaúcha do Norte em direção a Paranatinga.

Conforme o vice-prefeito Vilson Biguelini, foi firmado o compromisso com Pivetta de que Canarana irá adquirir duas máquinas nesse projeto, recebendo quatro, para o início da montagem de uma nova patrulha para essa finalidade. “Estreitamos o laço com o vice-governador, para muitos projetos que irão beneficiar Canarana e toda a região muito em breve”, disse Biguelini.

Outro programa que o Governo de Mato Grosso criou vai na mesma linha de parceria. Nela, o Estado transfere recurso para a pavimentação urbana, desde construção de asfalto novo, quanto de recuperação. Em Canarana, por exemplo, serão investidos nos próximos dias quase 10 milhões de reais com lama asfáltica para recuperar 500 mil metros quadrados do pavimento de ruas e avenidas.

Visita à EE 31 de Março; Imagem – divulgação.

Ainda em Canarana, Pivetta e Dr. Eugênio visitaram o novo prédio da Escola Estadual 31 de Março, que foi construído numa parceria entre Estado e Município. O deputado estadual foi um dos grandes responsáveis pela articulação do convênio. Novamente, ao ser indicado a construção de quadra poliesportiva e outras benfeitorias na escola, Pivetta colocou que o Governo de Mato Grosso está à disposição, mas pediu que sejam produzidos os projetos.

Por Rafael Govari para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.