domingo, 27 novembro, 2022
Início Notícias Destaques Primeira fase da Missão Xavante chega ao fim com atendimento médico e...

Primeira fase da Missão Xavante chega ao fim com atendimento médico e distribuição de 11 mil medicamentos

    BARRA DO GARÇAS – Terminou no último domingo (2), a primeira fase da Missão Xavante, desencadeada pelos Ministérios da Defesa, Saúde, Justiça e apoio da Prefeitura de Barra do Garças, nas aldeias indígenas dos polos São Marcos e Campinápolis. Foram sete dias de assistência médica e distribuição de insumos para auxiliar a população Xavante nesse período de pandemia do novo coronavírus.

    De acordo com a ação interministerial, a equipe de 24 profissionais de saúde das Forças Armadas realizou a Missão Xavante, levando atendimento especializado e reforçaram a atuação da saúde nas aldeias da região. Duas Unidades Básicas de Saúde construídas pela Prefeitura de Barra do Garças nas aldeias serviram de base de apoio para os médicos.

    LEIA MAIS – Primeira fase da Operação Xavante atende mais de 1.500 indígenas e distribui 11 mil medicamentos

    LEIA MAIS – Indígenas não seguem regra de distanciamento em fila de banco em Campinápolis

    Ao todo, foram 1.578 atendimentos realizados aos indígenas da etnia Xavante com o apoio de equipes do DSEI Xavante e Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. Também foram distribuídos mais de 11 mil medicamentos, sendo a maioria para diabetes e hipertensão.

    Durante a ação, também foram realizados exames de glicemia e verificação de sinais vitais, diagnósticos que contaram com ajuda de ultrassonografia portátil e testes de COVID-19. Cerca de 149 Xavantes realizaram o exame rápido, que é feito com a coleta de sangue no dedo, e desse total, 94 resultados foram negativos, 27 foram testados positivos e 26 resultaram em IGM negativo e IGG positivo para o novo coronavírus, o que significa que a pessoa já esteve infectada com o vírus, mas já está curada.

    As próximas etapas estão previstas para acontecer de 3 a 9 de agosto, na área do Polo Base Marãiwatséde, e de 10 a 16 de agosto, no Polo Base Sangradouro do DSEI Xavante nos municípios de Alto Boa Vista e General Carneiro.

    Por Secom/BG.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.