terça-feira, 21 maio, 2024
30.5 C
Canarana
Início Notícias Destaques Recuperação dos 100 km da MT-020 devem ficar prontos em seis meses

Recuperação dos 100 km da MT-020 devem ficar prontos em seis meses

CANARANA – Com prazo de 15 meses, o consórcio LCM/Minaspara pretende concluir a recuperação dos 100 km da MT-020 em apenas seis meses, ou seja, durante o período de seca que se aproxima. A informação é do encarregado de laboratório da obra, José Augusto de Souza, para OPioneiro.

Os trabalhos iniciaram com um tapa buraco, alcançando já 20 km a partir da cidade. Se o tempo colaborar, a previsão é que até o final do mês de abril, com a chegada de novos trabalhadores e máquinas, essa etapa esteja concluída, para prosseguimento com a fresagem, TSD e micro revestimento.

Conforme Augusto, é necessário fazer o tapa buraco, tanto para dar trafegabilidade, quanto para preencher os pontos com material que faltaria durante a fresagem e compactação. A fresagem, que alcançará 30 cm, é quando todo o material é moído e compactado, virando base da rodovia.

Após a fresagem e compactação, vem o pavimento chamado de TSD, o mesmo tipo de camada de asfalto que tem hoje. A diferença é que em cima do TSD será aplicado o micro revestimento, que impermeabiliza o asfalto, evitando infiltrações, garantindo assim maior durabilidade.

“Após o tapa buraco, queremos no máximo em seis meses, até no início de novembro, quando inicia o próximo período chuvoso, concluir toda obra. Estamos recebendo nos próximos dias mais máquinas e trabalhadores. Deveremos ter 80 homens no pico dos trabalhos”, disse Augusto.

Não será necessário fazer desvios. Em todo o trecho, primeiro será feito um lado da pista e o tráfego se dará pelo outro. Depois, inverte. Mas é importante que todos que trafegam pela MT-020 entre Canarana e o Culuene, que tenham atenção nesse trecho e obedeçam a sinalização.

Além da recuperação dos 100 km, também serão pavimentadas as cabeceiras das pontes sobres os rios Sete de Setembro I e II, Canastra I e II e Coronel Vanick, que já foram duplicadas. Nesses pontos, até receberem o asfalto, será colocado material de fresagem para melhorar o tráfego.

A recuperação da MT-020 receberá um investimento de mais de R$ 71 milhões do Governo de Mato Grosso. O governador Mauro Mendes está promovendo o maior programa de pavimentação do Brasil e, no Mato Grosso, a região do Vale do Araguaia é a que mais recebe recursos.

A MT-020 tem 270 km e liga Canarana a Paranatinga. Esse traçado encurta em 200 km a distância do Médio e do Baixo Araguaia até Cuiabá e já se tornou rota para a maioria dos moradores da região com a capital, sendo de suma importância a sua recuperação.

Em breve, a MT-020 deverá ser federalizada, no trecho entre o Culuene e Canarana se transformando em BR-242, que pelo novo traçado passará pela cidade de Canarana até a BR-158. Os outros 170 km da MT-020, para garantir sua manutenção, devem ser repassados para a iniciativa privada.

Por Rafael Govari para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.