QUERÊNCIA – Após um trabalho de conscientização junto a classe comercial de Querência, a Vigilância Sanitária do município realizou nos últimos meses, uma série de fiscalizações em supermercados, padarias, bares, lanchonetes, restaurantes e hotéis.
O resultado de trabalho que teve início em setembro de 2021 assusta, quilos e mais quilos de alimentos vencidos sendo ofertados à cliente em alguns estabelecimentos locais. ” Tem produto vencido desde o ano passado”, explicou Joedina Pereira, coordenadora da vigilância em Querência.
Para enfrentar o problema, Joedina acredita que o consumidor deve estar atento à validade dos produtos na hora da compra. “Se você consumidor viu um produto vencido, vai lá no caixa e fala: ‘olha esse produto tá vencido!’ É seu direito, ele ( comerciante) substituir esses produtos”.
Vale lembrar que a comercialização de produtos vencidos, constitui crime, previsto no artigo 7º, parágrafo IX, da Lei 8137/90 do Código de Defesa do Consumidor. A coordenadora lembra que a Vigilância está atuando para defender o interesse do consumidor e que denúncias podem ser feitas pelo Whatsapp (66) 98436-4020 ou ligar no (66)3529-1317.
Esses produtos apresentados na manhã desta segunda-feira (29) serão incinerados devido o município não possuir aterro sanitário. Após a apreensão, o fornecedor tem o prazo de 30 dias para fazer a substituição por produtos com prazo de validade em dias, o que são aconteceu com esse lote.
Por Alternativa.