terça-feira, 9 agosto, 2022
InícioNotíciasDestaquesVotação popular definirá personalidade homenageada na ponte sobre o Rio das Mortes

Votação popular definirá personalidade homenageada na ponte sobre o Rio das Mortes

COCALINHO – Já está no ar no site www.dreugenio.com.br uma enquete para votação popular com o objetivo de escolher, dentre quatro possibilidades, a personalidade a ser homenageada dando nome à ponte sobre o Rio das Mortes, uma obra do Governo do Estado, articulada diretamente pelo deputado estadual Dr. Eugênio de Paiva.

Com 483 metros de extensão e R$ 81 milhões em investimentos, a ponte sobre o Rio das Mortes é a maior já construída em Mato Grosso e está em fase de finalização. A enquete foi idealizada em complementação ao Projeto de Lei n° 483/2022, de 11/05/2022, autoria do Dr. Eugênio, para dar nome de “Ponte da Integração”, com personalidade homenageada complementar a definir.

Localizada na MT-326, entre os municípios de Nova Nazaré e Cocalinho, região do Médio Araguaia de Mato Grosso, a ponte sobre o Rio das Mortes representa a redenção do Araguaia frente aos desafios logísticos num dos mais importantes trechos produtivos, denominada por meio da Lei nº 11.539/21 Rodovia do Calvário, também de autoria do deputado Dr. Eugênio.

Foto: Reprodução

A votação ficará no ar até às 23h59, do dia 15 de agosto, com possibilidade de apenas um voto por IP (Internet Protocol, que é uma identificação única para cada computador conectado a uma rede). Ao final da votação, por meio de Projeto de Lei, o deputado estadual Dr. Eugênio apresentará, de forma oficial, a sugestão mais indicada democraticamente por meio de voto popular ao Governo do Estado para sanção.

“Contamos com a participação de todos para que juntos possamos, de forma democrática e transparente, escolher um destes, todos importantes e valorosos nomes, que batizará a sonhada ponte sobre o Rio das Mortes. É a primeira vez na história que é oportunizado às pessoas participarem de um momento que considero também muito importante, lembrando que nossa região só é o que é hoje graças a todos esses nomes que merecem todo nosso respeito e reconhecimento”, destacou Dr. Eugênio, ao lançar a enquete.

Confira os nomes e os históricos de cada alternativa a ser votada:

JAIR NERI DOS SANTOS

Chegou em Cocalinho na década de 70, como servidor do Estado e operador de rádio na Polícia Militar e passando informações a Defesa Civil sobre o nível do Rio Araguaia. Fez a implantação da Antena de TV, participou da construção de salas de aulas no Alto Cocalinho e Anexo 2 da Escola Getúlio Vargas, construiu e implantou Usina de Rede Elétrica de Cocalinho, construiu posto de saúde, quadra de esportes, sistema de distribuição de água, comandou processo de emancipação de Cocalinho. Foi Subprefeito, Vereador, Presidente de Câmara, Secretário de Administração, Escrivão do Juizado Especial, entre várias funções públicas que levaram ao desenvolvimento do município.
No ano de 2000-2007 foi convidado pelo prefeito de Nova Nazaré, a assumir a Secretaria de Administração no primeiro ano de emancipação de Nova Nazaré-MT, no qual foi autor da Lei Orgânica e Regimento Interno de Cocalinho, Estrutura Administrativa e demais leis que estruturam o município.

 

JOSÉ MARQUES QUEIROZ

Mudou-se para o município de Nova Nazaré em 1985 ainda quando não existia nenhuma estrutura na cidade, apenas alguns ranchos. Trabalhou como lavrador, comerciante, empresário e pecuarista. Sempre lutou pelo crescimento, desenvolvimento e benfeitorias para o Município de Nova Nazaré, tendo sido o primeiro prefeito, exercendo dois mandatos.
Foi responsável por grandes benfeitorias no município de Nova Nazaré, lutou pela emancipação do município, levou energia elétrica para a cidade, abriu um poço artesiano para servir a população, criou posto de saúde, construiu o prédio da prefeitura, abriu e reformou escolas, conseguiu transporte para alunos da zona rural, levou dois cursos de ensino superior para a cidade, dentre tantas outras conquistas.

JOSÉ MONTEIRO GUIMARÃES

Nascido em 27 de janeiro de 1926. Chegou em Mato Grosso no ano de 1972 com o surgimento da Fazenda Rio Bravo, hoje pertencente ao município de Cocalinho-MT. Antes da mudança com a família, José Monteiro Guimarães já havia mandado construir uma embarcação para compra de alimentos, combustível e medicamentos para os municípios ao redor. O barco era denominado Samurai e trafegava aproximadamente 200 km pelo Rio das Mortes. Doou cerca de 5 hectares para construção de casas, escola e igreja dando início à Vila da Balsa. Construiu a Escola Municipal, atendendo cerca de 40 alunos. Até o dia de seu falecimento José Monteiro Guimarães com sua esposa e filhos participaram da construção, auxiliados por homens e mulheres de igual coragem.

LUIZ CANCIAN

Nascido em 07 de Junho de 1945. Veio a Canarana em 1972 acompanhando a implantação dos projetos de colonização, inicialmente como transportador e posteriormente como representante de máquinas e implementos agrícolas. Presidiu a Cooperativa de Transportes Canarana Ltda., Coopercarga, representou em Canarana as linhas aéreas da VOTEC.
Com a criação do município, através de Lei nº 4.165, de 26 de dezembro de 1979, Luiz Cancian foi nomeado o primeiro chefe do executivo de Canarana pelo então governador, tomando posse no dia 15 de fevereiro de 1981, dia que foi instalado o novo Município, exercendo o cargo por dois anos. Luiz concorreu e venceu as eleições e exerceu o seu segundo mandato de prefeito de Canarana, de 1993 a 1996. Participou da constituição da sociedade Rádio Canarana FM Ltda. Esta sociedade deu origem a Rádio Gaspar de Canarana Ltda., a atual Rádio Capital do Araguaia FM.

Por Assessoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.