BOM JESUS DO ARAGUAIA – O “interesse pela comunidade” é um dos sete princípios do cooperativismo e todos os dias o Sicredi e seus colaboradores o praticam nas mais de 1,3 mil cidades onde está presente no Brasil. A instituição financeira cooperativa visa o bem-estar e a melhora na qualidade de seus associados e das comunidades. Guiados por esse princípio, os colaboradores da agência de Bom Jesus do Araguaia – MT desenvolvem o projeto “Estante da Cooperação”. Na frente da agência foram colocadas duas estantes com produtos variados, principalmente alimentos, disponíveis à população que precisa.
A gerente da agência, Jô Menezes, conta que o projeto foi pensado inicialmente como ação para o Dia de Cooperar (Dia C), comemorado no dia 6 de julho em todo o país. Há quatro anos, a ação desse dia vinha sendo realizada em uma creche, para crianças de dois a quatro anos. Em 2020, diante do novo contexto, a iniciativa mudou. E tem beneficiado muitas pessoas.
LEIA MAIS – Sicredi Araxingu oferece taxa de 0,6% ao mês para o crédito imobiliário
Desde o dia 9 de julho, as duas estantes estão em frente à agência e funciona assim: Quem tem muito doa e quem tem pouco leva para casa. É uma corrente do bem para arrecadar alimentos e roupas que são colocados na estante e depois retirados por quem precisa. “Para juntar os produtos no começo, fizemos a Semana da Arrumação. Todos os colaboradores deram uma ‘arrumada’ na casa e trouxeram o que está em bom estado e não usam mais. Tínhamos pratos, talheres, roupas. Incluímos comida e itens de limpeza. Com todo o cuidado de higiene que esse período exige”, conta Jô ao comentar que os produtos são higienizados antes de serem expostos e com frequência, assim como a estante. As roupas doadas são lavadas e passadas, e então colocadas em sacos plásticos com uma pequena descrição sobre a peça, para facilitar a indicação de uso.
“Recentemente, por causa do frio, notamos a doação de roupas de frio e cobertores. A estante fica disponível 24 horas por dia. Quem tem vem deixar e quem precisa pega, a hora que puder”, acrescenta Jô ao informar que o projeto não tem data para acabar e que por isso convida toda a população a contribuir e ajudar o próximo. “Porque todo dia é dia de cooperar”, exclama.
Jô afirma que a ação tem o objetivo de despertar o espírito de cooperação e de solidariedade nas pessoas, sobretudo nesse momento de pandemia. Exemplifica dizendo que outro dia um associado contou que uma senhora foi até a estante e pegou vários alimentos como arroz, feijão, macarrão. Por causa do peso da sacola foi abordado por ela, que perguntou se ele não poderia levá-la em casa, já que havia chegado à agência em uma caminhonete. “Ele respondeu que sim. Resolveu o que tinha pra fazer na agência e a levou em casa. Ajudou uma desconhecida, um gesto de solidariedade”.
Para quem quiser doar, a agência de Bom Jesus do Araguaia fica na avenida Marcos Aurélio Fullin s/n°, no centro da cidade.
Assessoria.