BARRA DO GARÇAS – O prefeito de Barra do Garças – MT, Dr. Adilson Macedo (PSD), chamou atenção nesta terça-feira (12) ao comentar que os jovens estariam transmitindo Covid-19 para as pessoas mais velhas, na cidade. A fala foi feita após os municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde da região do Araguaia criarem um novo decreto de ações de combate ao coronavírus. Entre as medidas anunciadas está o fechamento temporário de boates e a proibição de realização de eventos nos próximos 15 dias.
LEIA MAIS – 17 bebês morreram de covid-19 durante a pandemia em MT
Ao falar sobre a cooperação da população, dos comerciantes e dos promotores de eventos, em relação às medidas restritivas, o prefeito declarou que os mais jovens precisam ser mais conscientes.
“São essas pessoas (os jovens) que estão levando essa doença para dentro de casa. Tanto é que a grande maioria dos pacientes que estão internados são pessoas idosas. Então os jovens têm que ter essa responsabilidade social porque são eles que estão levando a doença para dentro de casa”, declarou em entrevista ao Bom Dia MT.
Segundo o prefeito, atualmente a cidade de Barra do Garças conta com nove leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI). Sendo que dois deles estão com os respiradores estragados e seis estão ocupados por pacientes com a Covid-19.
“Temos apenas uma vaga disponível e já existe a possibilidade de um paciente ocupar essa vaga no final do dia em razão ao estado de saúde dele que se agravou. Estamos preocupados com essa crescente onda de contaminação e o decreto foi feito exatamente para tentar interromper essa onda”, pontuou.
Novo decreto
Os municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde da região do Araguaia criaram um novo decreto, na sexta-feira (8), que impõe ações de combate ao coronavírus. As cidades que fazem parte são: Barra do Garças, Pontal do Araguaia, General Carneiro, Araguaiana, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Novo São Joaquim e Torixoréu.
A criação do novo documento foi discutida na prefeitura de Barra do Garças na quinta-feira (7). Conforme a prefeitura do município, o documento foi elaborado a partir de reuniões realizadas pelos prefeitos das cidades juntamente com empresários do ramo alimentício, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas e secretários de saúde e turismo.
Os estabelecimentos deverão seguir com rodízio de clientes e atender apenas 50% da capacidade total, bem como o uso obrigatório de máscaras deverá ser cobrado no espaço de atendimento. O ambiente deverá permanecer constantemente limpo, com a disponibilização de álcool 70% ou lavatório com água, sabão líquido e papel toalha.
Foi determinado ainda que os horários de funcionamento de bares, restaurantes, lojas de conveniência, mercearias, distribuidoras de bebidas e similares deverá acontecer apenas das 06h até a meia noite, de segunda a quinta-feira. Já às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados o horário de encerramento se estende até às 01h, com tolerância de meia hora nessas definições.
O documento ainda impõe que as atividades de boates, casas de espetáculos/eventos, lounges e tabacarias estão suspensas por 15 dias.
Já as igrejas, academias e espaços de prestação de serviços de promoção à saúde deverão manter distanciamento entre assentos de 2 metros e não permitir aglomerações em salas de espera ou qualquer ambiente. Reuniões familiares ou em locais privados deverão conter no máximo 20 pessoas.
As fiscalizações nos comércios serão realizadas pela Vigilância Sanitária e a Polícia Militar, mas compete também aos próprios proprietários inspecionar seus estabelecimentos.
Por JOYCY AMBRÓSIO/Hipernotícias.