sábado, 23 novembro, 2024
21.8 C
Canarana
Início Notícias Destaques Com dezenas de atletas bolsistas, escolinha de futebol de Canarana é destaque...

Com dezenas de atletas bolsistas, escolinha de futebol de Canarana é destaque em competições

“O esporte transforma vidas”. O jargão sempre serviu bem para exemplificar como o esporte consegue ser capaz de contribuir para o desenvolvimento de um corpo saudável, de uma mente saudável e de uma melhoria do meio social. E em Canarana – MT, o futebol vem servindo de ferramenta para essa transformação de vida.

A Arena Soccer Ball existe no município há mais de oito anos. Recentemente, nos dias 21 e 22 de outubro, a escolinha de futebol levou duas equipes para competir em Querência – MT, na 2º Copa Tricolor, realizada na escolinha conveniada do Grêmio no município. Lá, as duas equipes, sub-11 e sub-15, sagraram-se campeãs em suas categorias, numa competição que teve 32 equipes e 325 atletas.

Ainda, por ser conveniada ao Grêmio Futebol Porto Alegrense, a competição contou com a presença do observador técnico do clube, que dentre todos os atletas, selecionou o jovem Yago Silva, de 12 anos, morador de Canarana para passar por uma avaliação em Porto Alegre, para ingressar nas categorias de base do tricolor. Ele será apresentado esta semana.

Yago, que é bolsista na escolinha, se destacou por seu bom nível técnico tão jovem. “Hoje o Grêmio é um dos clubes com maior estrutura de base do país. Um dos que mais revelou jogadores nos últimos 10 anos no Brasil. E o Yago é um menino diferenciado, no comportamento, na técnica. É o quarto campeonato que ele joga pela escolinha,” explica Gilson Otero, técnico e proprietário da Arena, que já atuou profissionalmente no Brasil de Pelotas.

Yago faz parte de um grupo de 30 bolsistas da escolinha, graças a um projeto que vem ajudando a custear os treinos e equipamentos de atletas de famílias com baixa condição financeira. Só que mais ainda, o projeto visa também olhar para todas as necessidades desses alunos. “Nós temos 85 alunos particulares e 30 bolsas. Nessas bolsas nós temos parceiros que nos ajudam. Primeiramente os pais dos alunos particulares, segundo algumas empresas: Dentre elas a principal é a Sicredi, que desde que nós inauguramos, sempre nos ajudou, desde uniforme, colete, placas, até no ônibus”, explica Gilson. 

“Eles são parceiros que nos ajudam a manter esse trabalho. Fizemos campanhas para conseguir cestas básicas para as famílias, para comprar tênis, para uniforme, para roupa pra ir pra escola, para material escolar; Pouca gente se dá conta de como temos famílias em situações muito difíceis num município como Canarana”, fala o treinador.

A competição em Querência e a seleção de Yago foi apenas a mais recente das conquistas da escolinha, que vem numa trajetória de vitórias há vários anos, fruto do empenho dos atletas e da comunidade que ajuda a custear aqueles alunos que não conseguem pagar as mensalidades ou equipamento. “Esse ano foi uma competição muito difícil. Como veio o observador do Grêmio e toda a região sabia e se preparou pro campeonato, o nível era alto. Além das que levamos pra lá, também trabalhamos com outras categorias, como a sub-09 e sub-07. A nossa sub-15, aliás, hoje é uma das melhores de toda a região”, finaliza Gilson.

A escolinha tem treinos todos os dias da semana e está localizada próxima a horta comunitária de Canarana, no Jardim Bela Vista.

Por Lavousier Machry, para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.