ALTO BOA VISTA – Mais de 100 vereadores de municípios do Vale do Araguaia e Xingu, em um movimento inédito na região, se reuniram na manhã do último sábado (04), em Alto Boa Vista, para definir ações que levem, finalmente, à conclusão do asfaltamento da BR-158. Por conta da criação da Terra Indígena Marãiwatsédé, a rodovia federal continua sendo de chão entre o Alô Brasil e Porto Alegre do Norte.
Depois de vários anos tentando conseguir as licenças para asfaltar o traçado original, foi sugerido um trajeto alternativo, passando pelas cidades de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista, sobre rodovias estaduais. O Governo de Mato Grosso, inclusive, já iniciou a pavimentação de parte do trecho.
LEIA MAIS – Primeira escola totalmente reconstruída de Canarana recebe primeiro dia de aula
A fala dos vereadores presentes na reunião se deu no sentido de pressionar o Governo Federal a se movimentar pela conclusão da obra. Os parlamentares municipais tentarão uma audiência pública na região com a presença de ministros para cobrar por uma definição do traçado e o imediato reinício das obras, dando apoio ao trabalhos que já vem sendo executados pelo Governo do Estado.
“Vereador é o que elege prefeito, elege deputado, elege senador. Chega dessa enrolação. Decidimos tomar a frente desse movimento. Somos quase 300 vereadores na região. Com nossa união, temos força para pressionar o Governo Federal a nos ouvir e concluir a BR-158. Nossa região não pode mais esperar. Produzimos riquezas para o Brasil e precisamos ser valorizados”, disse um dos líderes do movimento, o vereador por Canarana, Jocasta Porto.
Conforme levantamento apresentado na reunião, os 25 municípios da região, que vai de Barra do Garças a Vila Rica, é responsável por 5% de toda produção brasileira de grãos. A riqueza produzida por esses municípios, é maior, por exemplo, do que o PIB dos estados do Acre, de Roraima e do Amapá. Mesmo assim, a população do Vale do Araguaia/Xingu e sua produção ainda rodam por estradas de chão.
Por Rafael Govari para OPioneiro.