QUERÊNCIA – O Governo de Mato Grosso irá assinar nos próximos dias o convênio para a pavimentação de mais 53 km da MT-109, chegando até a fazenda Pioneira, interior de Querência. As informações são do prefeito Fernando Gorgen, que esteve na capital do Estado em reunião com o governador Mauro Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta e o secretário de Infraestrutura Marcelo Oliveira.
O projeto dos 53 km foi patrocinado por fazendas. As obras serão executadas numa parceria entre Governo, Prefeitura e produtores rurais, a um investimento estimado de 104 milhões de reais. O Governo entrará com 50% do investimento. Cada fazenda na área de abrangência da MT-109 contribuirá com 53 reais por hectare plantado. A parte da Prefeitura é com a mão de obra e a execução. A previsão é que os trabalhos se estendam até 2024, com a execução de 26,5 km neste ano e a outra metade no próximo.
No total, a MT-109 tem 123 km entre a cidade de Querência e o rio Suiá, já na divisa com a região de Espigão do Leste, município de São Félix do Araguaia. Os primeiros 10 km a partir da cidade já foram pavimentados. Com mais 53 km que receberão asfalto até o ano que vem, restarão ainda 60 km até a divisa. Nesse último trecho, a Prefeitura de Querência está fazendo o projeto para posterior convênio com o Governo e a extensão das obras. O projeto da ponte sobre o rio Suiá já está pronto, também bancado pelo Município.
Conforme Fernando Gorgen, as conversas iniciaram há alguns anos e, com o projeto dos 53 km pronto, a proposta de uma parceria foi levada até o governador Mauro Mendes e o vice-governador Otaviano Pivetta. “Às meia eles disseram que topavam a parada. Aí fizemos a proposta e tá bem adiantado para conveniar, o que deve acontecer nos próximos dias, aproveitando o período de seca para avançar nos trabalhos”, disse o prefeito.
LEIA MAIS – A estrada desenhada em um guardanapo que começa a ser pavimentada no Araguaia
LEIA MAIS – PIB de Mato Grosso cresceu o triplo da média nacional desde 2002, aponta jornal
Rota alternativa à BR-158
Além de beneficiar uma grande região produtora de grãos, a MT-109 também faz parte de um projeto maior, entre Canabrava do Norte e Querência, que pretende criar uma rota alternativa à BR-158, rodovia federal que enfrenta problemas ambientais para ser pavimentada. Entre as duas cidades, são pouco mais de 250 km, sendo que metade já está pronto ou em obras de pavimentação e a outra metade na fase de produção de projetos.
MT-109 na direção sul
Já do lado sul da cidade de Querência, a MT-109 se estende até Canarana por 115 km. Nesse trecho, 45 km serão contemplados pela BR-242, que se sobrepõem à rodovia estadual. Para os outros 70 km entre a fazenda Rancho Branco e Canarana, os produtores rurais estão se unindo para bancar a produção do projeto. Uma reunião aconteceu na semana passada em Canarana, com a presença do prefeito de Querência. “Não tem outro jeito, tem que asfaltar e nada melhor do que uma parceria, aproveitando um governo que está fazendo a diferença, cumprindo os acordos e sendo bom para trabalhar”, concluiu Fernando.
Por Rafael Govari para OPioneiro.