sexta-feira, 18 outubro, 2024
21.4 C
Canarana
Início Notícias Destaques Grupos políticos de Canarana mantém raízes que remontam à sua fundação

Grupos políticos de Canarana mantém raízes que remontam à sua fundação

CANARANA – Historicamente disputado por dois grupos políticos, a Prefeitura de Canarana foi comandada por ambos durante 22 anos. Em 44 anos de mandatos, houveram peças que se movimentaram nesse tabuleiro, mas os grupos mantêm, há mais de quatro décadas, famílias tradicionais que os compõem ou que são simpatizantes.

Luiz Cancian e Darci Romio

O primeiro prefeito de Canarana não foi eleito, mas nomeado. Luiz Cancian (in memóriam) ficou na função em 1981 e 1982. Ele pertencia ao antigo PFL, hoje União Brasil, grupo que elegeu também os prefeitos Walter Faria, Fábio Faria e agora Vilson Biguelini.

Luiz Cancian ainda foi prefeito eleito entre 1993 e 1996. Seu sucessor dentro do grupo foi Walter Faria, que tinha sido seu vice. Walter foi prefeito por dois mandatos, entre 2005 e 2012. O sucessor de Walter foi o seu sobrinho, Fábio Faria, prefeito por dois mandatos, entre 2017 até dezembro deste ano.

O outro grupo político de Canarana era comandado pelo antigo PMDB. Como as regras eram diferentes, um mesmo partido podia ter mais de um candidato. Assim, em 1983, a esposa de Norberto Schwantes, Gertrudes, perdeu para Francisco de Assis (Diá), ambos do PMDB. Diá teve um mandato de seis anos, entre 1983 e 1988. Esse grupo ainda elegeu os prefeitos Darci Romio e Evaldo Diehl.

Entre 1989 e 1992, Darci Romio (PMDB) exerceu seu primeiro mandato como prefeito. Ele ainda seria eleito por mais quatro anos, entre 1997 e 2000. Entre 2001 e 2004, o prefeito de Canarana foi Evaldo Diehl, que tinha sido vice de Darci. Evaldo também seria eleito para um segundo mandato, entre 2013 e 2016.

Dos seis prefeitos de Canarana, Cancian e Diá ficaram seis anos cada. Darci, Evaldo, Walter e Fábio, oito anos cada. A soma dá 22 anos para cada grupo político.

Na eleição deste ano, Vilson Biguelini foi eleito para o próximo mandato pelo União Brasil, o que colocará o grupo que nasceu com o ex-prefeito Luiz Cancian, com 26 anos na Prefeitura. Ele é o atual vice de Fábio Faria. Vilson venceu a disputa com a Dr.ª Cláudia Gervazoni, que tinha sido secretária na gestão de Evaldo Diehl. 

Até o momento, a candidatura conhecida como terceira via ainda não conseguiu eleger um prefeito em Canarana. Mas com a cidade crescendo, novos partidos e novos nomes estão surgindo, trocas de integrantes entre as legendas estão mais frequentes e a tendência é que os grupos continuem se descaracterizando com o tempo.

Mas, até o momento, os grupos mantêm raízes das disputas políticas desde a sua fundação.

Por OPioneiro. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.