quinta-feira, 14 agosto, 2025
InícioNotíciasDestaquesObras da FICO avançam e canteiro de Água Boa deve iniciar no...

Obras da FICO avançam e canteiro de Água Boa deve iniciar no segundo semestre de 2026

As obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) já alcançaram 22,5% de avanço total. Atualmente, equipes atuam em 8 dos 11 segmentos em que a ferrovia foi subdividida, realizando serviços que vão desde terraplenagem e construção de obras de arte especiais até a implantação da superestrutura ferroviária.
Foto Infra S.A.

Segundo informações repassadas pela Infra S.A. ao portal Informa Araguaia, o início das atividades no canteiro de obras em Água Boa (MT) está previsto para o segundo semestre de 2026.

Foto Infra S.A.

Integração e escoamento da produção

Com 888 quilômetros de extensão, a FICO é estratégica para o escoamento da produção de grãos do Centro-Oeste. Do total, 383 quilômetros ligam Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT) e outros 505 quilômetros vão de Água Boa a Lucas do Rio Verde (MT). A ferrovia permitirá o transporte de soja e milho do centro-norte de Mato Grosso — maior região produtora de soja do Brasil — até a Ferrovia Norte-Sul, conectando aos portos de São Luís (MA), Santos (SP) e Paranaguá (PR).

O projeto é conduzido pela Infra S.A. desde 2010, quando foi finalizado o projeto básico do trecho Campinorte (GO) – Água Boa (MT). Em 2012, foi concluído o estudo para o segmento entre Água Boa e Lucas do Rio Verde.

Foto Infra S.A.

Alterações no traçado e ganhos operacionais

Uma revisão técnica atualizou e otimizou o traçado original, alterando o ponto inicial de Campinorte para Mara Rosa, sem aumento no custo de implantação. A mudança melhorou a ligação com a Ferrovia Norte-Sul e trouxe ganhos operacionais relevantes.

Investimento Cruzado e construção

Em dezembro de 2020, foi formalizado o investimento cruzado para o trecho de Mara Rosa a Água Boa, por meio da assinatura do Anexo 9 do 3º Termo Aditivo ao contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), celebrado entre a Infra S.A., a Vale e a ANTT, com base na Lei nº 13.448/2017.

A Vale é responsável pela construção do primeiro trecho, de 383 quilômetros, que atravessa municípios de Goiás — Mara Rosa, Alto Horizonte, Nova Iguaçu de Goiás, Santa Terezinha, Crixás, Nova Crixás e Aruanã — e Mato Grosso — Cocalinho, Nova Nazaré e Água Boa.

A segunda etapa, entre Água Boa e Lucas do Rio Verde, será executada posteriormente.

Foto Infra S.A.
Foto Infra S.A.
Por Informa Araguaia com Infra S.A.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.