quarta-feira, 29 maio, 2024
Início Notícias Destaques Águas Canarana explica sobre escavações para reparos da rede de água na...

Águas Canarana explica sobre escavações para reparos da rede de água na cidade

CANARANA – No meio do caminho, sinalização, equipamentos e uma equipe da concessionária de saneamento básico. Uma cena comum, que facilmente passa despercebida em meio ao movimento da cidade, guarda uma das principais estratégias da prestação dos serviços de saneamento básico: cuidar preventivamente das estruturas de rede de água, garantindo que elas funcionem corretamente ao longo dos anos. No município, as ações preventivas são realizadas pela Águas Canarana, empresa pertencente à Iguá Saneamento, ao longo do dia e durante a noite. Elas são planejadas para gerar o menor impacto possível ao sistema de tratamento de água e ao trânsito.

No meio do caminho, sinalização, equipamentos e uma equipe da concessionária de saneamento básico para fazer reparos na rede de água.
Ponto é escavado para reparo na rede de água; Foto – Assessoria.

LEIA MAIS – Águas Canarana doa sementes nativas para Bacia do Rio Tanguro

Dentre as medidas operacionais preventivas da Águas Canarana, destaca-se a limpeza da Estação de Tratamento de Água (ETA), que é realizada diariamente, com o intuito de manter os padrões de qualidade. Na unidade de captação de água bruta, situada no Rio Tanguro, as manutenções das bombas elétricas ocorrem sempre que necessário, como forma corretiva. As atividades contribuem com a preservação das estruturas que compõem o sistema de abastecimento da cidade, garantindo o fornecimento de água tratada de qualidade às famílias de Canarana, dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS).

Reparos

Nem só de prevenção é composta a rotina do saneamento básico. A concessionária é preparada para fazer reparos na rede de abastecimento, preservando a qualidade e continuidade do fornecimento e evitando perdas de água tratada. Em Canarana, o rompimento espontâneo de tubulações, quebras na rede causadas por escavações de obras de terceiros e os furtos de água são as principais causas de danos ao sistema. “A Águas Canarana encontra-se preparada para o atendimento, com a maior agilidade e eficiência, causando o menor impacto possível ao sistema e a população”, afirma André Boff, gerente operacional Águas Canarana.

Nas últimas semanas, vários pontos foram escavados na cidade para a promoção de reparos da rede de água, o que chamou a atenção da população.

Caixa d´água, apoio importante

Tanto as manutenções preventivas quanto os reparos na rede podem provocar a interrupção temporária do abastecimento. “Em alguns casos, para que o procedimento operacional ocorra, é necessário interromper o fornecimento de água, que será reestabelecido assim que o serviço for finalizado, respeitando o tempo de pressurização da rede. No entanto, os efeitos da suspensão temporária acabam por não serem sentidos nas unidades consumidoras (residenciais ou comerciais) que possuem caixa d’água com volume adequando ao número de consumidores interno”, observa o gestor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.