segunda-feira, 8 agosto, 2022
InícioNotíciasDestaquesCOMBATE AO COVID: PM e Funai realizam operação nos rios Sete de...

COMBATE AO COVID: PM e Funai realizam operação nos rios Sete de Setembro e Culuene

CANARANA – A guarnição da Polícia Militar, juntamente com a coordenação Regional Xingu/Funai, realizaram no último domingo, 26, patrulhamento fluvial nos rios Sete de Setembro e Culuene, com intuito de prevenir a disseminação do Covid 19, bem como promover a fiscalização contra a invasão de terras indígenas e coibir a pesca predatória na região de Terra Indígena Pequizal do Naruvôtu, municípios de Canarana e Gaúcha do Norte, em anexo à Terra Indígena do Xingu.

Na operação, foi apreendido e encaminhado até a Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Canarana, um barco com motor 15hp Yamaha, tralha completa de pesca, cinco varas de pesca profissional, sete exemplares de peixes da espécie piranha e um veículo Strada. Além do material, o suspeito R. M. F. foi detido e encaminhado para a Depol para as providências cabíveis.

Essa operação vem ocorrendo desde o início do mês e, conta, além do patrulhamento fluvial, com barreiras estratégicas em torno das terras indígenas da região do Xingu, onde é coibido a visitação de aldeias por turistas e freteiros. Também são feitas ações de orientação dos indígenas que trafegam nas estradas de acesso da região e a entrega de material para a prevenção contra a disseminação do Covid 19.

A operação vem de encontro aos termos da Portaria 419/Pres, de 17 de março de 2020; e da Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público Federal e ratificada pela Justiça Federal.

Participaram do patrulhamento fluvial nos rios Sete de Setembro e Culuene os militares CB PM Lennon, SD PM Henrique, SD PM Levi e SD PM Honda, juntamente com o chefe do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial da Coordenação Regional Xingu/Funai, André Schilling.

Por OPioneiro com Assessoria; Fotos – PM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.