terça-feira, 21 maio, 2024
29.7 C
Canarana
Início Futilidade do Dia Como o papai noel se tornou símbolo do Natal? - Futilidade do...

Como o papai noel se tornou símbolo do Natal? – Futilidade do dia

O papai noel teve origem através de um bispo católico do século IV que vivia em Mira (onde atualmente é a Turquia), chamado São Nicolau. São Nicolau era um “bom velhinho” que sempre presenteava as crianças no dia 06 de dezembro.

papai noel
Foto: Coca-cola

O bom velhinho apareceu a primeira vez em uma revista norte-americana em 1881. Contudo, o figurino vermelho do papai noel se popularizou devido a propaganda publicitária da Coca-Cola em 1931. Muitos dizem que a escolha de cores foi para reforçar a imagem da marca. Um dos ilustradores da marca usava um amigo que era vendedor aposentado, como modelo vivo para retratar o papai noel. Contudo, quando este veio a falecer, passou a usar sua própria imagem (desenhava olhando para o espelho). Somente algum tempo depois, que ele passou a utilizar fotos para assemelhar o bom velhinho à verdadeira imagem de São Nicolau. Esse foi um dos motivos, que fez o noel passar a ser o bom velhinho que entrega presentes no dia de Natal.

Em relação à história de que o papai noel é do Polo Norte, foi uma estratégia da Finlândia para melhorar o turismo local. Inclusive, em 1950 foi construído um vila na Lapônia para se tornar o lar do papai noel. 

Fonte: Brasil de Fato; História do Mundo; Economia Estadão; e, Implantando Marketing.

Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.