sábado, 27 abril, 2024
30.7 C
Canarana
Início Notícias Destaques Companhia orienta sobre a importância da limpeza de caixas d’água

Companhia orienta sobre a importância da limpeza de caixas d’água

As caixas d’água são itens essenciais para a preservação do recurso hídrico nas residências. Na maioria das vezes, são esquecidas pelos moradores que passam longos períodos sem realizar a devida higienização dos reservatórios. A falta de limpeza pode trazer consequências sérias para a saúde, devido a contaminação por fungos, bactérias, protozoários, algas, entre outros.

Apesar de necessária, o hábito de limpar as caixas d’água ainda não é uma rotina na vida da maioria da população. Por isso, a Águas Canarana, empresa do grupo Iguá Saneamento, orienta os consumidores sobre a importância da higienização periódica, no mínimo a cada seis meses.

Foto: Reprodução

A limpeza dos reservatórios deve ser feita de acordo com o material que eles são feitos, plástico ou microfibra – pois isso muda os produtos que serão utilizados. Outra orientação é sobre o preparo para a higienização e o primeiro uso após o procedimento.

Veja como fazer a higiene do reservatório:

 

1 – Feche o registro ou prenda a boia no dia anterior à limpeza.

2 – Limpe a tampa e depois remova.

3 – Deixe um palmo de água no fundo e as saídas de água tampadas. Faça a limpeza do interior da caixa com um pano úmido. Se o reservatório for de fibrocimento, limpe com uma escova de fibra vegetal ou de cerdas de plástico.

4 – Descarte a água e a sujeira com pá de plástico, baldes e panos. Em seguida, seque o fundo com um pano limpo.

5 – Com a caixa seca e a saída de água fechada, libere um palmo de água e adicione dois litros de água sanitária. A mistura deve ficar na caixa por duas horas.

6 – Molhe as paredes internas da caixa e da tampa com a água sanitária a cada meia hora durante o período.

7 – Abra a saída de água para esvaziar a caixa. Em seguida, abra todas as torneiras e aperte as descargas. Isto auxilia na desinfecção das tubulações.

8 – Abra o registro ou solte a boia para encher a caixa novamente.

Vai colocar uma nova caixa d’água em casa?

 

A Águas Canarana aponta a importância da instalação e correta manutenção das caixas d’água nas residências e unidades comerciais do município, medida prevista no Decreto Municipal 040/2016, que regulamenta o saneamento básico da cidade. Em média, o consumo de uma pessoa é de 100 litros por dia. Por isso, na hora de escolher o modelo e tamanho, é importante levar em consideração a quantidade de pessoas na residência e sua rotina. O material do reservatório é outro ponto a ser observado conforme a necessidade do consumidor. No mercado há as opções de vidro, inox, polietileno e fibrocimento. O morador deve se atentar também ao local de instalação das caixas, de preferência em lugares altos e mantendo a tampa fechada.

Por Assessoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.