terça-feira, 9 agosto, 2022
InícioNotíciasDestaquesCoronavírus: Querência é classificada com risco ‘muito alto’. Canarana ‘alto’

Coronavírus: Querência é classificada com risco ‘muito alto’. Canarana ‘alto’

CUIABÁ – A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou na quarta-feira (24), o Boletim Informativo n° 108 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. O documento mostra (a partir da página 9) que 15 municípios do Estado configuram na classificação com risco “muito alto” para o novo coronavírus (Covid-19).

Os municípios são Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sorriso, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tangará da Serra, Campo Verde, Cáceres, Matupá, Querência, Pedra Petra, Nossa Senhora do Livramento e Porto Esperidião.

Novo decreto restringe ainda mais as medidas que devem ser tomadas pelos municípios com base na classificação de risco para prevenir a disseminação do coronavírus
Foto – Assessoria

Alto

Ainda de acordo com informações contidas no boletim, outros 64 municípios estão na classificação de risco “alto” para a disseminação do coronavírus. Do Médio Araguaia, constam nessa lista os municípios de Água Boa, Canarana, Ribeirão Cascalheira, Gaúcha do Norte, Campinápolis e Serra Nova Dourada.

Novo decreto

O Governo de Estado publicou novo decreto restringido ainda mais as medidas que devem ser adotadas pelos municípios, com base na classificação de risco para prevenir a disseminação da Covid-19.

O Decreto n° 532 foi publicado na edição extra do Diário Oficial de quarta-feira (24). O documento altera as tabelas de classificação de risco, criando uma terceira tabela. Para saber mais clique AQUI.

O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.

Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT disponíveis neste link.

Novas medidas

Entre as alterações, para aqueles classificados como risco ‘alto’, o documento proíbe festas e confraternizações familiares, mesmo que dentro das residências, e orienta que os municípios adotem redução de dias e horários de funcionamento das atividades econômicas, consideradas não essenciais.

Os serviços considerados essenciais são apontados no Decreto Federal 10.282/2020. No entanto, o documento estadual inclui os serviços de advocacia como essenciais e exclui as atividades de academias, salões de beleza e barbearias.

LEIA MAIS – Líderes sugerem hospital de campanha no Araguaia para indígenas

O governo também orientou que os municípios adotem as medidas por no mínimo 14 dias consecutivos, mesmo que durante esse período ocorra o rebaixamento da classificação. Em caso de agravamento da situação por dois boletins informativos consecutivos, a autoridade municipal deve adotar as medidas restritivas em, no máximo, dois dias.

Querência

Novas medidas que buscam conter a proliferação do coronavírus em Querência foram anunciadas na quarta-feira (24).

Dentre as novas medidas, está a antecipação em uma hora do fechamento dos comércios, que a partir de agora devem fechar as portas às 20 horas.

Também não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas em bares, lanchonetes e restaurantes. O consumo de bebidas alcoólicas também está proibido em locais públicos (praças, ruas, beiras de rios), assim como o uso do narguilé.

Outra determinação constante no decreto é o fechamento das igrejas e academias. A determinação deve passar por uma revisão dentro de sete dias.

O decreto veda ainda qualquer tipo de evento que provoque aglomeração de pessoas, como jogos esportivos, aniversários, casamentos e confraternizações de modo em geral.

Canarana

Conforme Boletim Epidemiológico de quarta-feira (24), da Secretaria de Saúde de Canarana, o município estava com 77 casos confirmados de coronavírus, sendo que 45 já estão recuperados, restando 31 ativos. Canarana já registrou 1 óbito e atualmente 1 pessoa está internada em UTI. O município possui também 19 casos suspeitos.

Por Assessoria e Interativa com Redação OP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.