quinta-feira, 30 maio, 2024
30.9 C
Canarana
Início Notícias Destaques Embaixadora da República Tcheca faz visita oficial a Canarana e propõem parcerias...

Embaixadora da República Tcheca faz visita oficial a Canarana e propõem parcerias na área da cultura e da economia

CANARANA – Uma comitiva da República Tcheca, liderada pela embaixadora no Brasil, Pavla Havrlíková, esteve em Canarana-MT no último final de semana. Eles se reuniram com o prefeito Fábio Faria, com vereadores e com a patronagem do CTG Pioneiros do Centro Oeste.

Comitiva Tcheca com o prefeito Fábio Faria; Foto – Assessoria.

A vinda da comitiva foi articulada pela presidente da Abrasofa (Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares), Helena Lourenço, que há alguns anos intermediou a ida de uma invernada do CTG Pioneiros para a Europa.

O objetivo da visita da embaixadora foi estreitar laços culturais e econômicos. O CTG Pioneiros foi oficialmente convidado a ir para um festival de danças na República Tcheca em agosto do próximo ano. Também foi criada a diretoria estadual da Abrasofa, liderada pelo instrutor de dança José Mitielo, que é de Canarana.

LEIA MAIS – Danças tradicionais gaúchas chamadas de campesinas são apresentadas pela primeira vez em Mato Grosso

Com o prefeito Fábio Faria, Pavla Havrlíková tratou também de assuntos econômicos, como a aproximação de empresas da República Tcheca dos mais diferentes setores, principalmente do agronegócio, principal atividade econômica de Canarana.

Comitiva Tcheca em visita à Camara Municipal de Canarana; Foto – Assessoria.

Na Câmara Municipal, iniciaram-se conversas para a formalização de um memorando instituindo cidades irmãs entre Canarana e um município Tcheco, com o objetivo de promover amizade, paz e cooperação. Um convite será enviado para uma cidade do país europeu que também tenha a vocação agrícola.

Foi a primeira vez que uma embaixadora representando um país estrangeiro esteve em Canarana.

Por Rafael Govari para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.