domingo, 14 agosto, 2022
Início Futilidade do Dia EURICO GASPAR DUTRA: O único mato-grossense que foi presidente do Brasil

EURICO GASPAR DUTRA: O único mato-grossense que foi presidente do Brasil

CUIABÁ – Nascido em 18 de maio de 1883, Eurico Gaspar Dutra foi o político cuiabano de maior projeção na história política do país. Ele se tornou o 16º presidente do Brasil em 2 de dezembro de 1945. Ao exercer o cargo mais importante da vida pública, antecedeu o governo de Getúlio Vargas (1951-1954). Aos 19 anos, já no Rio Grande do Sul, foi quando iniciou suas atividades como militar.

Nascido em 1883, Eurico Gaspar Dutra foi o político cuiabano de maior projeção na política do país. Ele foi o 16º presidente do Brasil.
Eurico Gaspar Dutra; Foto – Reprodução.

Depois de se eleger presidente, Dutra teve importantes decisões administrativas, como a de inaugurar a ligação rodoviária do Rio de Janeiro a São Paulo, a BR-2, atualmente conhecida como Via Dutra e tida como uma das mais importantes do país. Também foi durante o mandato dele, que durou de 31 de janeiro de 1946 a 31 de janeiro de 1951, que ocorreu a primeira visita de um presidente brasileiro aos Estados Unidos. Eurico Dutra viajou para a América do Norte em 1950.

LEIA MAIS – O Agosto de Augustus – Futilidade do dia

Uma das decisões mais polêmicas tomadas por ele, no entanto, foi a proibição dos jogos de azar no Brasil, em 1946. O militar faleceu em 11 de junho de 1974, no Rio de Janeiro, e é o segundo mais longevo de todos os presidentes até então.

Após sua morte, o principal estádio da Capital, antes da construção da Arena Pantanal, conhecido hoje em dia como Dutrinha, foi batizado com seu nome. Isso ocorreu porque ele foi um dos responsáveis por trazer a Copa de 1950 para o Brasil. Além disso, cinco dos seis recém-restaurados sinos da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá trazem em suas superfícies homenagens a políticos de Mato Grosso. Em um deles está cravado o nome do ex-presidente.

Leia a matéria completa clicando aqui.

Por RDNews com Redação OP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.