Andy Warhol, (1928-1987) foi um pintor e cineasta norte-americano, um importante artista da Pop Art, lembrado por suas pinturas nas latas de sopa Campbell e principalmente pela sequência de retratos de Marilyn Monroe.
Ande Warhol nasceu em Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos, no dia 6 de agosto de 1928. Era filho de imigrantes tchecos que foram para os Estados Unidos na época da Primeira Guerra Mundial.
Foi registrado com o nome de Andrew Warhola. Ainda jovem gostava de desenhar, pintar, cortar e colar imagens e de ir ao cinema. Durante o ensino médio teve aulas de arte na escola e no Museu Carnegie.
Com o objetivo de se tornar ilustrador comercial, trabalhou na loja de departamentos Home. Estudou arte no Carnegie Institute of Technology, onde se graduou em 1949.
Logo após concluir a faculdade mudou-se para Nova York. Começou a trabalhar como ilustrador para importantes revistas, além de fazer anúncios publicitários e displays para vitrines e lojas.
Com seu estilo único, tornou-se um dos ilustradores mais bem sucedidos da década de 50, recebendo diversos prêmios. Em 1956, alguns trabalhos seus foram expostos no MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova York).
Em 1961, Warhol fez suas primeiras pinturas pop, com base em quadrinhos e garrafas de Coca Cola. Em 1962, estreou a famosa série “Soup Can Campbell”.
Nesse mesmo ano fez sua primeira exposição na Ferus Gallery em Los Angeles, quando vendeu todas as telas.
Em junho desse mesmo ano, começou sua produção de retratos de celebridades, usando a técnica da serigrafia, que permitia, a partir de fotografias, reproduzir em série com variação das cores.
Ficaram famosos os rostos de Elvis Presley, Mona Lisa, Marilyn Monroe, Liz Taylor, Jacqueline Kennedy, além de Che Guevara.
A partir de 1963, passou a criar diversos filmes underground, que se tornaram clássicos do gênero, entre eles, “Empire” (1964), “Blow Job” (1964) e “The Chelsea Girls” (1966).
São filmes conceituais, “onde nada acontece”, como uma câmera filmando um corpo humano ou um edifício a partir de uma janela.
Em 1964, abre o estúdio “The Factory” onde realiza sua primeira exposição de esculturas, entre elas, centenas de réplicas de grandes caixas de produtos de supermercado.
Nessa mesma época resolve produzir a banda The Valvet Underground. Logo a Factory começou a atrair artistas, uma delas foi a feminista Valerie Solanas.
Valerie buscava apoio para a peça Up Your Ass, mas Warhol não concordou em apoiar a produção, e tomada pela raiva ela atirou em Warhol e logo depois se entregou à polícia. O artista se recuperou e voltou às suas atividades.
Em 1969 Andy Warhol fundou a revista de fofocas “Interview”. Entre os anos 70 e 80, produziu diversas telas. São desse período as obras:
Warhol escreveu diversos livros sobre si mesmo e sobre a Pop Art e apresentava um programa na TV. Entre seus livros destacam-se:
- The Philosophy on Andy Warhol (1975)
- Andy Warhol Printes (1985)
- The Andy Warhol Diaries (1989)
O artista começou a usar uma peruca branca para disfarçar a calvície. Foi o criador da frase “No futuro, todo mundo será famoso durante quinze minutos”.
Andy Warhol faleceu em Nova York, Estados Unidos, no dia 22 de fevereiro de 1987.