sexta-feira, 9 dezembro, 2022
Início Notícias Destaques Gergelim já gerou mais de 200 empregos diretos em Canarana

Gergelim já gerou mais de 200 empregos diretos em Canarana

CANARANA – Canarana é o maior produtor nacional de gergelim, com uma área plantada de 85 mil hectares na safra 2020. Junto a esse crescimento vieram empresas que compram, beneficiam e exportam o grão, gerando centenas de empregos.

LEIA MAIS – Rentabilidade atrai e Mato Grosso triplica plantio de gergelim

OPioneiro fez um levantamento junto a empresas que trabalham com o beneficiamento de gergelim em Canarana: Agrícola Ferrari, Arbazza Alimentos, Agroseeds Comércio e Exportação, Gebras Alimentos, Sezam Zaad/Macaúba Sementes.

Juntas, essas seis empresas geraram 214 empregos diretos, número parecido que possuía o antigo frigorífico de boi que funcionava no município. O detalhe é que todos disseram que pretendem realizar mais contratações, porém enfrentam um pouco de dificuldade em encontrar trabalhadores disponíveis no mercado.

Numa conta básica, levando em consideração uma média salarial mensal de dois mil reais por trabalhador, corresponde a aproximadamente cinco milhões de reais por ano somente de salário pago aos funcionários contratados por essas empresas, dinheiro que circula no comércio local.

LEIA MAIS – Região que mais produz gergelim no Brasil, também proporciona belas imagens 

Além dos 214 empregos diretos, as empresas entrevistadas acreditam que um número maior ainda foi gerado de postos indiretos de trabalho em toda a cadeia do gergelim, principalmente no ramo do frete, mas citam ainda empregos nas fazendas e em todo o comércio.

A maior parte da produção regional do gergelim também é processada em Canarana. Acredita-se que na atual safra, em fase de colheita, mais de 100 toneladas do grão serão processadas no município, gerando um valor de produção de mais de 300 milhões de reais.

Por OPioneiro.

1 COMENTÁRIO

  1. Um jornal pioneiro comandado por quem fez história já há 15 anos e neste 2020, 14 de Julho, mesmo na pior pandemia desde 1919, envio meus parabéns. Pioneiro vc Rafael, sempre será lembrado e o destaque a Canarana que conheci e que estará cada vez mais progressista e conhecida no cenário internacional pelas décadas à frente com o seu jornal “O Pioneiro “.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.