sábado, 27 fevereiro, 2021
Início Notícias Destaques Hospitais do Araguaia têm taxa de ocupação de UTIs Covid perto do...

Hospitais do Araguaia têm taxa de ocupação de UTIs Covid perto do limite

BARRA DO GARÇAS – Em Barra do Garças, a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede municipal exclusivos para Covid-19 está perto do limite. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na sexta-feira (19), apenas uma das nove UTIs está disponível.

Abertura de 19 unidades resultou na redução da taxa de ocupação de UTIs pela primeira vez na semana no Estado de Mato Grosso.
Foto Assessoria.

LEIA MAIS – Vítima de covid-19, técnica de enfermagem Adelaide Winter dará nome ao Laboratório Municipal de Canarana

Dos nove pacientes que ocupam os leitos de UTI no Hospital Municipal Milton Morbeck, cinco são moradores de cidades vizinhas, visto que Barra do Garças é referência para atendimento em saúde de municípios menores da região que não possuem estrutura adequada para tratar casos graves da doença.

O secretário de Saúde de Barra do Garças, Adilson Tavares, disse ao Semana7 que o município está à beira de um colapso e prevê que a situação pode se agravar nos próximos dias. “Houve muitas festas neste Carnaval e daqui duas ou três semanas veremos o problema”, ressaltou.

A cidade contabiliza 4.663 casos de coronavírus desde o início da pandemia, destes, 4.287 já recuperados. Há ainda 240 casos ativos (pessoas que ainda estão infectadas com o vírus), sendo 200 em isolamento domiciliar.

O novo coronavírus já matou 156 moradores de Barra do Garças. Até sexta (19), foram 12 óbitos registrados e 355 novos casos somente neste mês de fevereiro.

Água Boa

A situação no Hospital Regional Paulo Alemão, em Água Boa, também é crítica, com apenas três dos dez leitos de UTI Covid disponíveis para atender pacientes água-boenses e da região, na sexta-feira (19), conforme boletim da Secretaria Municipal de Saúde.

Dos sete pacientes na UTI, dois são de Água Boa e cinco de municípios vizinhos. Outros 6 pacientes estão internados no setor clínico da unidade.

O informativo também aponta que a cidade contabiliza 1.434 casos confirmados, com 1.364 recuperados, 45 casos ativos e 25 mortes causadas pela Covid-19.

Querência e Confresa

Em Querência, está em andamento o processo de licitação para a escolha de uma empresa credenciada na modalidade de UTIs que ficará encarregada de administrar os dez leitos que foram construídos, em caráter de emergência, com a ajuda do Sindicato Rural, através de produtores e a iniciativa privada do município.

No momento, casos graves de coronavírus são encaminhados para Água Boa e outras cidades com suporte para este tipo de tratamento.

Até sexta (19), conforme boletim municipal, Querência somava 1.523 casos confirmados, com 1.443 recuperados, 54 casos ativos e 26 óbitos registrados. Um paciente está internado em UTI na cidade de Água Boa.

Já em Confresa, de acordo com boletim da Secretaria Municipal de Saúde divulgado na sexta (19), um paciente de 71 anos foi a 29ª vítima do coronavírus na cidade. Já são 1.589 casos confirmados desde o início da pandemia, com 1.454 recuperados.

Cinco pacientes com diagnóstico de Covid-19 estão internados, destes, dois encontram-se nas enfermarias em Confresa, um na enfermaria em Várzea Grande, um na UTI em Água Boa, e um na UTI em Rondonópolis.

O município conta com um Centro de Atendimento para o enfrentamento a Covid 19, o CAEC, que tem oito pacientes internados, incluindo confirmados, suspeitos e pacientes residentes em cidades vizinhas.

Por Andrezza Dias/Semana 7.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.