quinta-feira, 23 maio, 2024
Início Notícias Destaques Incomparável, Feican 2022 retornou como a maior festa de Canarana

Incomparável, Feican 2022 retornou como a maior festa de Canarana

CANARANA – Quando se fala em algo que é incomparável, é porque não existe parâmetro para julgá-lo semelhante a outro. E é por isso que a FEICAN (Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Canarana – MT) que em 2022 chegou à sua 26º edição, é chamada de incomparável. Porque é uma festa única em suas virtudes.

A festa, amplamente aguardada pela população após dois anos de hiato devido à Pandemia, voltou pra marcar na memória de toda população do Vale do Araguaia, momentos de alegria, confraternização, entretenimento e aprendizado, com cinco noites de festa, shows nacionais e regionais, montarias em touros, provas esportivas, palestras, dia de campo e exposições.

O evento começou na quarta-feira (13.01), com a tradicional cavalgada, espetáculo que remete à datas antes mesmo do próprio surgimento da Feican, que reuniu mais de uma centena de cavaleiros em cavalos, bois e até búfalos, num desfile que percorreu as principais avenidas da cidade, fazendo o ecoar dos cascos contra o asfalto serem ouvidos longe por toda uma população que saiu de dentro de suas casas e comércios pra ver a tropa passar.

A cavalgada contou com a participação de várias comitivas de tropeiros, algumas de outras cidades, que estavam há vários dias em Canarana, aguardando o momento da ‘procissão’, que foi capitaneado pela comissão organizadora da Feican e pela Rainha Milena Duarte, juntamente com a Princesa Luiza Rauber, eleitas num concurso disputado que ocorreu junto à Queima do Alho, ocorrido no último dia 02 de julho, tradicionalmente como forma de prelúdio da Feican.

A cavalgada findou já nas dependências do Parque de Exposições Luiz Cancian, onde ocorreu a festa, e foi seguida pela abertura oficial, com a presença de autoridades municipais, sendo realizada ainda o descerramento da placa memorial, que foi acompanhado pela apresentação da Banda Municipal Átila Rodrigues Falcão.

O presidente da 26º Feican, Hudson Weirich, na oportunidade, disse que, após meses de preparação, sentia um misto de animação e nervosismo. “A gente programou todo um evento que se resume em cinco dias. Somos em torno de 30 pessoas na comissão organizadora, fora as centenas que ajudam direta e indiretamente na organização, então é normal ficar apreensivo com a recepção da população”, disse.

Hudson Weirich, presidente da Feican

A Rainha Milena, também salientou que após dois anos sem a festa, foi ótimo poder voltar a frequentá-la. “Foram dois anos sem a nossa querida Feican. E foi uma missão muito grande representar nossa grandiosa festa nesse momento”. A fala também foi endossada pela Princesa Luiza, que disse que “foi um desejo realizado, poder representar a nossa cidade”.

Entrada Franca

A população respondeu ao nervosismo dos organizares participando e comparecendo em peso nos cinco dias da festa, que teve os portões abertos, com entrada franca durante toda a duração do evento. Não foi o primeiro ano que isso ocorreu e a ideia desde o inicio, como explicou o prefeito de Canarana, Fábio Faria, era proporcionar uma festa mais inclusiva, para que todos pudessem participar.

Fábio Faria, prefeito Municipal.

“Tivemos esse pensamento lá atrás, junto com a nossa equipe e partimos fazer a análise financeira de como fazer isso. No sábado, por exemplo, foram mais de 15 mil pessoas no parque. Isso acaba movimentado toda economia do município, desde aquela filha e esposa que vão pro salão, até as pessoas que compram uma roupa nova no comercio, por exemplo”, explicou o prefeito.

Fábio acrescentou que apesar de ser com entrada gratuita, alguém paga a conta da festa, o que só foi possível graças aos patrocinadores, aos barraqueiros, o camarote, o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal. “Foi dessa forma que conseguimos fazer essa festa linda depois de dois anos de pandemia”, finaliza.

No parque de exposições foi possível conferir exposições agropecuárias, diversos tipos de animais, artesanato, maquinários, veículos, além de poder apreciar uma série de tipos de comidas diferentes, com dezenas de barracas e restaurantes oferecendo alimento aos milhares que se faziam presentes na festa.

Dia de Campo

Parte integrante da Feican, já com grande destaque na programação, foi o 2º Dia de Campo de Tecnologias para 2ª Safra, que contou também com a assinatura para instalação de um polo de irrigação em Canarana em parceria com a Aprofir (Associação dos Produtores de Feijão, Trigo e Irrigantes de MT) e o IFMT (Instituto federal de Mato Grosso). Os estudos focarão em culturas de segunda safra e também no potencial hídrico do município.

O Dia de Campo foi um trabalho que envolveu empresas e entidades do ramo, Sindicato Rural, Embrapa, Empaer, IFMT, Aprofir, Secretaria de Agricultura e parceiros. Em campo para demonstração, variedades de gergelim, feijão, milho, sorgo, crotalária, girassol, paragens e outras culturas. A área de experimento fica ao lado do Parque de Exposições Luiz Cancian.

O secretário de Agricultura de Canarana, Cleyton Dias, salientou que as culturas de segunda safra, tirando o milho, não possuem muitos estudos, por isso a importância de dias de campo, como o que ocorreu. “Tivemos aqui várias empresas mostrando novas tecnologias, para o produtor e agricultura produzirem mais alimento para o mundo”, disse.

O extensionista da Empaer, Gildomar Avrella, destacou cultivares de crotalária, que já é tradicional como cobertura de segunda safra em Canarana. Gil explicou que além de cobertura, a cultura poderá ter mercado na venda da semente. “A crotalária serve também para adubar canaviais e temos a expectativa de ter mercado para a semente”, anunciou.

A expositora Daniela Dal Bosco, da Paloma Agropecuária, parabenizou os organizadores pela Feican 2022 e estava contente com o resultado alcançado pelo seu estande no Dia de Campo. “Nós apresentamos oito variedades de pastagens e estamos contentes pela visibilidade que tivemos no Dia de Campo”, contou.

Ainda na tarde de quinta-feira, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues trouxe uma palestra sobre mercado e cenário político e econômico do agro. Conforme Rodrigues, com o aumento dos preços das commodities, aumentou-se a produção, o que demandou mais insumos, aumentando também os preços destes. Assim o custo aumentou, mas com mais produto no mercado, o preço das commodities pode cair, o que é um risco.

Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura

Mesmo assim, o ex-ministro é otimista quanto ao futuro da agricultura brasileira. “Vemos aqui em Canarana produtores competitivos, o que cria um entusiasmo quanto ao desenvolvimento da região. Vejo um futuro positivo para a agricultura, pois ainda há uma inflação muito alta e escassez de alimentos no mundo. Então a safra 2022/23 traz boas possibilidades”, disse Rodrigues.

Dep. Estadual Nininho, Presidente da Feican Hudson Weirich, Senador Wellington Fagundes, palestrante Roberto Fernandes e Prefeito Fábio Faria

A palestra contou ainda com a presença do senador Wellington Fagundes e do deputado Estadual Nininho e da dupla de humoristas Tchô e Beppi.

A dupla Tchô e Beppi percorreu o parque animando e tirando foto com os presentes

28º Rodeio Show

Parte integrante da festa e, também, tão antigo como a Feican, é o Rodeio Show, que nesse 2022 trouxe uma competição com peões de várias cidades, em busca dos 8 segundos em cima do touro. A abertura do rodeio, um show a parte, levou milhares de pessoas às arquibancadas e camarotes da arena de rodeio e fez todos vibrarem com o espetáculo pirotécnico. O Rodeio Show teve a presença do senador Carlos Bezerra. A competição durou até sábado (16).

Foi no sábado também, que ocorreram às provas do Team Hoping, modalidade em que dois cavaleiros em cooperação – um cabeceiro e um pezeiro – montados em seus cavalos, precisam imobilizar um novilho. O evento teve origem em fazendas, quando os vaqueiros precisavam tratar ou marcar grandes novilhos, e a tarefa se mostrou muito difícil para um homem apenas.

Além do Team Hoping, também houve a realização em dias anteriores, do Rodeio em Carneiros, em que crianças, numa tentativa de simular a competição adulta, montam em carneiros e precisam ficar em cima deles, sem cair. O pequeno Pedro Henrique, foi o melhor na modalidade, alcançando a façanha de 143 pontos. Seguido, por Theo Luna, Mahara Vitória, Valentina Cecon e Alice Vitoria, até a quinta colocação.

Além dessas duas modalidades, o Rodeio Show também promoveu a competição da Prova dos Três Tambores, que ocorriam à noite, após as montarias em touro em que os competidores eram acompanhados pelo público, que vibrava com cada conquista ou volta fechada e lamentava cada erro que gerava penalidade na derrubada do tambor.

Shows Nacionais e Regionais

No fim de cada noite, com grande aguardo do público, houveram a apresentações de artistas renomados e conhecidos nacionalmente e regionalmente, como Matheus Fernandes, que animou a todos com vários de suas músicas de sucesso na quarta-feira (13), como a recente “Balanço da Rede”, composição feita junto com Xand Avião.

Matheus Fernandes

Na quinta (14), a animação ficou por conta da dupla sertaneja Hugo e Guilherme, que dentre os vários sucessos, cantou a música “Alguém Me Chama Pra Beber”. Inclusive, a dupla arrancou aplausos dos presentes quando, após uma pequena falha de energia que durou alguns minutos, foram à frente do palco e à capela e em alguns momentos, com ajuda de instrumentos de forma ‘acústica’, continuaram o show, cantando junto com os fãs presentes.

Na sexta (15), a dupla Diego e Victor Hugo foi quem animou o evento que, com seu sucesso “desbloqueado”, fez muita gente cantar junto. No sábado (16), dia que teve recorde de público, o show ficou por conta de Léo e Raphael que, dispensando apresentações, já fizeram jus a festa que estavam animado, cantando a música “Pecuária 2.0”, sucesso atual da dupla.

Todos os dias da festa foram acompanhados pela segurança reforçada da Policia Militar, que reforçou o efetivo com mais de 30 homens trabalhando na segurança da festa diariamente, com a presença da cavalaria, além da segurança particular que também foi contratada. “O planejamento para esse evento começou a ser realizado ainda no início do ano, quando já se tinha a expectativa de se ter essa festividade. Nosso planejamento foi muito antecipado, com policiamento reforçado antes, durante e posterior à realização do evento, já que manteremos o policiamento também nas semanas subsequentes,” explicou o capitão da PM Marcos Yamada.

A Feican finalizou no domingo (17), com uma apresentação de som automotivo pela tarde e o show de Mario e Thizil no inicio da noite, dupla que é considerada a voz de ouro do Araguaia, que num show cheio de regionalismo e simpatia, fechou a programação da festa.

O prefeito Fabio Faria disse, no encerramento da festa que “só tem a agradecer pelo trabalho de todos na realização de um evento desse modo, como Canarana merece. Agora foi retomado o novo normal e esse novo normal começou com esse evento que é a Feican, que é o maior evento do nosso município”, finaliza.

A Feican 2022 é administrada pela ADAC (Associação dos Amigos de Canarana).

Por OPioneiro. Fotos: Oficiais Feican e OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.