sexta-feira, 8 agosto, 2025
InícioNotíciasDestaquesLiderados por Mauro Mendes, governadores pressionam Lula por ação em ‘Tarifaço’ de...

Liderados por Mauro Mendes, governadores pressionam Lula por ação em ‘Tarifaço’ de Trump

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), assumiu a liderança de um grupo de nove chefes de executivos estaduais que se reuniu na noite desta quinta-feira (7) em Brasília para pressionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo central é cobrar que Lula assuma, de forma incisiva, o protagonismo nas negociações com os Estados Unidos para reverter o “tarifaço” de 50% imposto pelo então presidente Donald Trump aos produtos brasileiros, alertando que os interesses eleitorais não podem se sobrepor à economia nacional.

A reunião, convocada pessoalmente por Mendes, aconteceu na residência do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e contou com a presença de governadores de peso como Romeu Zema (MG), Ronaldo Caiado (GO), Wilson Lima (AM), Cláudio Castro (RJ), Jorginho Mello (SC), Ratinho Júnior (PR) e o pré-candidato à presidência Tarcísio de Freitas (SP).

Após o encontro, Mendes foi taxativo em suas declarações, reforçando a unidade do grupo na cobrança ao Palácio do Planalto. “Muito claramente foi dito entre nós que temos que cobrar do presidente Lula que assuma o protagonismo dessa negociação. Ele é o presidente desse país e não pode abrir mão de dialogar com o americano”, disparou o governador mato-grossense.

A preocupação com o “estressamento” das relações com os Estados Unidos é unânime entre os governadores. Tarcísio de Freitas, de São Paulo, corroborou as falas de Mendes, destacando que o encontro nasceu da apreensão com as empresas, negócios e empregos brasileiros.

“Essa reunião nasce da preocupação dos governadores com a situação do Brasil, a gente está muito preocupado com a escalada da crise, com a marcha da insensatez e os efeitos deletérios do ‘tarifaço’, do estressamento das relações com os Estados Unidos”, afirmou Tarcísio. “A gente acabou indo para um caminho muito ruim que acabou agredindo um parceiro histórico do Brasil, um grande investidor estrangeiro direto e a gente precisa cobrar do Governo Federal, que tem essa responsabilidade e que conduz a política externa, energia nas negociações.”

A iniciativa de Mauro Mendes e do grupo de governadores sinaliza uma crescente insatisfação com a condução da política externa e econômica, especialmente diante de medidas protecionistas que impactam diretamente os estados produtores e a balança comercial brasileira. A expectativa agora é pela resposta do Governo Federal à contundente cobrança dos chefes de estado.

Por Brisa Sanches | Portal Mato Grosso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.