quinta-feira, 23 maio, 2024
19.3 C
Canarana
Início Notícias Destaques Município quer parceria com Governo do Estado para construir nova Delegacia em...

Município quer parceria com Governo do Estado para construir nova Delegacia em Canarana

CANARANA – O antigo sonho de uma Delegacia para a Polícia Judiciária Civil de Canarana-MT, deu mais alguns passos na manhã desta quarta-feira (28), através de uma reunião que contou com a presença do prefeito Fábio Faria, vice-prefeito Vilson Biguelini, delegado local – Dr. Deuel Paixão, delegado regional – Dr. Valmon Pereira, secretários, vereadores, investigadores e representantes da Polícia Civil que vieram de Cuiabá.

Reunião para tratar da nova Depol para a PJC de Canarana; Foto – Assessoria Prefeitura.

Além de ser um prédio antigo e inapropriado, até o ano passado a Depol local funcionou tendo a cadeia pública como anexo e as fossas do presídio ficam até hoje na entrada da Delegacia. Sem possibilidades de comportar uma reforma, a única solução é a construção de um novo prédio, o que vem sendo pleiteado há muitos anos.

Há poucas semanas, o senador Jaime Campos destinou 500 mil reais para a saúde de Canarana. Esse foi um pedido do prefeito e dos vereadores, que no primeiro semestre desse ano se reuniram em Cuiabá com o senador, através da intermediação do deputado estadual Sebastião Rezende, para que o recurso pudesse ser utilizado no custeio da saúde e, em contrapartida, o Município repassa o mesmo valor para a construção da Depol.

Esse dinheiro não seria o suficiente para construir a nova Delegacia, que custará mais de dois milhões de reais para erguer um prédio de mais de 600 metros quadrados, o que comportaria a demanda da PJC em Canarana pelos próximos anos. Porém, o prefeito já se comprometeu em alocar aportes para essa obra e também buscar a parceria com o Governo do Estado.

LEIA MAIS – Senador Jaime Campos enviará emenda para construir nova Delegacia em Canarana

Como próximo passo, ficou definido que será contratada uma empresa local de engenharia para fazer o projeto executivo seguindo a planta já escolhida pela PJC. A ideia é concluir o projeto até a vinda do governador Mauro Mendes à Canarana, que acontecerá na segunda quinzena de agosto, quando irá inaugurar a Escola Estadual 31 de Março.

Apesar de ser uma instituição estadual, o objetivo é construir a nova Depol nos mesmos moldes da 31 de Março, quando a Prefeitura faz um convênio com o Governo, realiza a licitação e promove a construção, gerando maior celeridade e economia. Depois, o Município faz a cedência do prédio para o uso da Polícia Civil.

Já foi separado um terreno de mais de três mil metros quadrados aos fundos da AABB e próximo da Av. Rio Grande do Sul, que tem potencial para abrigar a nova Delegacia. Conforme palavras do delegado regional – Dr. Valmon Pereira, depois de pronta, o prédio da Depol de Canarana terá a melhor estrutura do Médio Araguaia.

Atualmente a Prefeitura já destina mensalmente para o Conseg o valor de R$ 10 mil para o custeio de despesas das polícias Civil Militar, sendo o maior repasse dentro do Estado de Mato Grosso. Conforme os representantes da Polícia Civil presentes na reunião, a instituição está ciente disso e fará todos os esforços para retribuir o Município com investimentos em segurança pública.

Um desses investimentos, através de emenda do deputado estadual Nininho, será a instalação de cinco câmeras inteligentes de monitoramento nas saídas da cidade, que automaticamente detectam veículos com registro de furto e servem também para identificação da passagem de veículos envolvidos em ações criminais.

Outra demanda colocada para os representantes da PJC, foi quanto ao baixo efeito de investigadores e escrivães na PJC de Canarana em relação aos municípios da região. Foi respondido que há a previsão para breve da vinda de dois novos policiais e que um novo concurso da instituição deve melhorar o quadro a médio prazo.

O delegado de Canarana – Dr. Deuel Paixão, que está prestes a se aposentar, disse que antes de ir para a reserva, quer ver e ainda trabalhar no novo prédio. “Estou em Canarana há cinco anos e o meu sonho, antes de me aposentar, é sair com a nova Delegacia pronta. Acredito que vamos conseguir realizar esse sonho”.

Por Rafael Govari para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.