quarta-feira, 22 maio, 2024
Início Futilidade do Dia O Acre custou quanto? - Futilidade do dia

O Acre custou quanto? – Futilidade do dia

O Acre pertencia à Bolívia desde 1867, mas através do tratado de concessões (Tratado de Petrópolis) realizado com o Brasil em 1903, o Acre passou a fazer parte do território brasileiro. Entretanto, o Brasil deveria pagar 2 milhões de libras esterlinas, ceder uma área de 2.200 km² ao país vizinho e construir uma ferrovia.

Acre
Foto: Site Mapas Blog.

Por volta de 1898 muitos brasileiros já ocupavam esse território, até serem expulsos pelo bolivianos. Um ano depois, os brasileiros retornaram ao Acre e declararam sua “independência”. Em 1902 cerca de 100 mil brasileiros já haviam povoado o Acre, onde havia enorme interesse na produção da borracha. Para dar fim aos conflitos, o presidente brasileiro, Rodrigues Alves, enviou o Barão do Rio Branco para negociar com a Bolívia em 1903.

Ainda em 1903, o acordo foi assinado em Petrópolis, Rio de Janeiro. Para ter direito a área de aproximadamente 190 mil km², o Brasil precisava pagar 2 milhões de libras esterlinas, construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré (finalizada em 1912) e ceder uma área de 2.200 km².

Apesar de ter ocorrido há mais de 100 anos, o tratado ainda é uma polêmica. Em 2006, o presidente da Bolívia disse que o Brasil adquiriu o Acre em troca de um cavalo e segundo um historiador da Universidade Federal do Acre (UFAC), o Brasil nunca chegou a pagar a dívida.

Fonte: Folha de São Paulo; e, Gazeta do Povo.

Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.