segunda-feira, 6 fevereiro, 2023
Início Notícias Destaques Obras de pavimentação avançam na nova rota ligando Querência e Canarana

Obras de pavimentação avançam na nova rota ligando Querência e Canarana

    QUERÊNCIA – As obras para pavimentação da MT-243, que liga a cidade de Querência-MT até o rio Tanguro, na divisa com o município de Canarana-MT, devem chegar até o final deste ano com a terraplanagem concluída em 32 km dos 41 km desse trecho. A reportagem do OPioneiro acompanhou o andamento dos trabalhos, que são executados pela empresa Destesa e conversou com o encarregado geral da obra, Francisco da Silva.

    Trabalhos de terraplanagem para pavimentação da MT-243 em Querência; Foto – OP.

    Com investimento de mais de 35 milhões de reais do Governo do Estado, os trabalhos iniciaram no mês de maio deste ano. Dezenas de máquinas e mais de 60 funcionários estão no trecho. A terraplanagem, chamada de sub-base, deve chegar ao km 32 até o final deste mês. Já a base, que é a última camada antes da capa asfáltica, deve alcançar 18 km até a virada do ano. O tipo de pavimento é o TSD.

    Terraplanagem pronta em trecho da MT-243 em Querência; Foto – OP.

    “Tudo depende do clima, mas queremos terminar os 41 km, chegando ao rio Tanguro, até o mês de julho de 2023”, disse Francisco da Silva.

    Encarregado geral da pavimentação da MT-243, Francisco da Silva; Foto – OP.

    Após o rio Tanguro, já no município de Canarana, a numeração da estrada muda para MT-110. Da divisa até a cidade, são 100 km. Desse trecho, três km já foram asfaltados pela Prefeitura de Canarana e outros 58 serão licitados no início de 2023 pelo Governo do Estado. Assim, restarão pouco menos de 30 km para pavimentar esse trajeto entre as duas cidades, que tem 141 km de extensão.

    LEIA MAIS – “Estamos trabalhando forte para interligar a cidade filha com a cidade mãe”, diz prefeito de Querência

    LEIA MAIS – Com cases de sucesso, Governo de MT é destaque em evento de Infraestrutura em SP

    As MTs 243 e 110, fazem parte de um projeto do governador Mauro Mendes, que é criar um corredor logístico paralelo à BR-158. Nessa proposta, também está sendo pavimentada a MT-109, no trecho entre a BR-158 e Querência, passando por Canabrava do Norte e Espigão do Leste. Essa rota encurtará ainda mais o acesso dos municípios do Xingu e do Norte Araguaia até Cuiabá, adentrando na MT-020 a partir de Canarana.

    Ligação entre Canarana e Querência pelas MTs 243 e 110. Em azul, próximo a Querência, o trecho em obras; e próximo a Canarana, trecho que será licitado em 2023; Montagem – Lavousier Machry.

    Por Rafael Govari para OPioneiro.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.