Com toda certeza, você já viu algum vídeo em uma rede social de um bebê nadando em uma piscina. Mas será que é real ? É possível bebês nadarem?
A resposta é Não! Se você colocar um bebê na água de uma piscina e ele começar a fazer movimentos característicos de natação, não pense que tem na família um novo e precoce campeão da modalidade.
Assim que nasce, o bebê pode fazer vários movimentos que lembram um nadador, pois, na barriga da mãe, ele fica até nove meses dentro de uma bolsa com líquido amniótico que o envolve e o protege de oscilações na temperatura. Esses movimentos feitos pelo bebê não significam, porém, que ele já possui coordenação motora
suficiente para nadar sozinho.
A desenvoltura, no entanto, é apenas aparente. Os movimentos do bebê são muito mais fruto de reflexos do que resultado de uma coordenação motora suficiente para se manter e se movimentar sozinho na água.
A criança só é capaz de desenvolver a capacidade de aprender a nadar a partir dos 3 anos de idade, quando então pode coordenar melhor seus movimentos, equilibrar a cabeça e respirar corretamente.
A capacidade de nadar sozinho normalmente vem somente depois dos quatro ou cinco anos de idade, segundo a professora.
É a partir dessa fase que as crianças tornam-se aptas a equilibrar a cabeça, coordenar os movimentos de corpo e respirar corretamente.
Fonte: Terra.com/Posuscs.com
Por Maria Eduarda Alves Ferreira, do O Pioneiro.