terça-feira, 23 julho, 2024
16.3 C
Canarana
Início Notícias Destaques Papa Francisco aceita renúncia de bispo em município de MT e nomeia...

Papa Francisco aceita renúncia de bispo em município de MT e nomeia novo sacerdote

O Papa Francisco aceitou, nesta quarta-feira (18), o pedido de renúncia do padre Dom Protógenes Jose Luft e nomeou o Paulo Renato Fernandes Gonçalves como o novo bispo da diocese de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá.

O sacerdote Paulo Renato fez parte do clero da diocese de São José dos Campos (SP) e, até o momento, atuava como administrador paroquial em Jacareí (SP).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação a Paulo Renato e agradecimento ao Dom Protógenes José Luft. “Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como terceiro bispo para a diocese de Barra do Garças.”

O bispo nomeado de Barra do Garças, padre Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos — Foto: Reprodução

Em uma carta publicada pela diocese do município, o novo bispo agradece a nomeação e afirma que se empenhará para continuar o legado deixado por Dom Protógenes.

Novo bispo

 

O padre Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos nasceu em 11 de janeiro de 1973, em São Paulo (SP). Entrou para o seminário da diocese de São José dos Campos (SP). Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia Santa Teresinha da diocese de São José dos Campos e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) em Taubaté, também no Estado de São Paulo. O curso de Teologia é certificado pela PUC Rio.

Em 20 de março 2004, recebeu a ordenação presbiteral e desempenhou as seguintes funções: vigário paroquial, administrador paroquial, pároco, coordenador diocesano de Pastoral, membro da equipe Formadora do Seminário.

Obteve o Mestrado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, de 2010 a 2012, e o Master in Business Administration (MBA), em Relações Institucionais pelo Ibmec-Brasília, de 2021 a 2022.

Lecionou na Escola Diocesana de Teologia para Leigos e Leigas, Escola Diaconal, Faculdade Católica de São José dos Campos e Faculdade Dehoniana. Foi ainda membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.

Acompanhou o Grupo Executivo Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade (GEN/MCC) e foi Sacerdote Conselheiro Espiritual da Super Região Brasil do Movimento das Equipes de Nossa Senhora (SCE SRB/ENS), colaborando ainda com a Equipe Responsável Internacional (ERI/ENS).

De 2016 a 2023, foi assessor de Relações Institucionais e Governamentais da CNBB em Brasília (DF). Desde julho de 2023, é administrador paroquial da paróquia São João Batista em Jacareí, diocese de São José dos Campos (SP).

Por g1 MT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.