segunda-feira, 8 agosto, 2022
InícioFutilidade do DiaPorque trufa é tão caro? - Futilidade do dia

Porque trufa é tão caro? – Futilidade do dia

Primeiro, não estamos falando da tradicional trufa de chocolate com fruta no meio, que os brasileiros estão acostumados a comer. E sim, da trufa, o fungo.

Trata-se de um fungo que nasce no subsolo à uns 30 cm da superfície, próximo à raiz de carvalhos e castanheiras. É consumida por humanos à quase 3 mil anos e é mais comum na região da Itália. 28 gramas de trufa custam, em média, U$ 95,00, ou mais de R$ 490,00.

Porque do preço? Pela lei universal do comércio, oferta e procura. A trufa, que é usada na alta gastronomia, é rara, difícil de achar e não pode ser cultivada. Para encontra-la é necessário que o “caçador” de trufas entre na mata, com auxílio de um cão farejador, e busque horas afio até encontrar um exemplar do fungo enterrado, que pesa em média 100 gramas.

 

Mas esse é só o inicio do processo que torna a iguaria valorizada. Após retirado do subsolo, o fungo começa a perder água por evaporação e precisa chegar até o prato do consumidor final em 36 horas antes de perder qualidade.

E qual o gosto? Os apreciadores dizem que o gosto é delicado, próximo ao sabor de terra, e o cheiro lembra gás de cozinha. Geralmente ela acompanha pratos como risotos e massas.

Por OPioneiro.

Trufa negra
Foto: Wikipédia.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.