sábado, 14 dezembro, 2024
19 C
Canarana
Início Notícias Destaques Prefeito de Querência diz que instalação da planta de etanol de milho...

Prefeito de Querência diz que instalação da planta de etanol de milho em Canarana vai beneficiar toda região

CANARANA – A Agrícola Alvorada anunciou na quinta-feira (21), a instalação de uma fábrica de etanol de milho em Canarana. A planta foi alvo de disputa entre as cidades de Canarana e de Querência. Apesar da escolha, o prefeito de Querência, Fernando Gorgen, comemorou a vinda da empresa para a região.

Prefeito de Canarana e de Querência – Fábio Faria e Fernando Gorgen; Foto – OP.

“A Agrícola Alvorada vai se instalar em Canarana, mas vai comprar milho de produtores de toda região, inclusive de Querência. Então, isso é bom para nós também. Sempre digo que quando uma empresa vem pra região todos ganham e precisamos pensar em desenvolvimento regional”, destacou Gorgen.

As obras para a construção da fábrica que será instalada em Canarana estão previstas para o primeiro semestre de 2024. O projeto contempla a geração de 150 empregos diretos quando a unidade estiver em funcionamento, o que é esperado para 2025. Outros 800 a mil postos indiretos devem ser gerados durante as obras. Em até dois anos a planta deverá processar 4 mil toneladas/dia de milho.

Apesar da escolha da Agrícola Alvorada por Canarana, o município de Querência também deverá ter uma unidade produtora de etanol de milho nos próximos anos. A FS Bioenergia já comprou uma área e tem planos de construir uma planta ainda nesta década, após concluir as instalações que estão em andamento em outros municípios de Mato Grosso.

O anúncio feito na quinta-feira também foi comemorado pelo prefeito de Canarana. Fábio Faria disse que o Município fez um esforço grande para a vinda da Agrícola Alvorada. “Sabemos que um empreendimento desse porte muda a realidade não só de uma cidade, mas de toda uma região. Todos os municípios serão impactados. Por isso, temos trabalhado em conjunto com os prefeitos do Araguaia”, colocou.

Com a instalação da planta de etanol de milho em Canarana, em breve uma segunda unidade em Querência e também a ferrovia em Água Boa, os três municípios indicam que vão repetir o desenvolvimento que se iniciou há 15 anos nas cidades do Médio Norte de Mato Grosso, como Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

Por Rafael Govari para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.