No café da manhã, em uma receita no almoço, no misto quente da tarde ou no jantar. Vemos que é bem fácil adicionar o presunto e o apresuntado no seu cardápio há qualquer hora do dia.
Mas você sabe a diferença entre os dois ?
Os dois são fabricados com carne de porco, mas as regras do Ministério da Agricultura que regulam a fabricação de frios são bem mais rígidas para o presunto do que para o apresuntado.
O presunto é feito totalmente do pernil e preferencialmente com peças inteiras, sendo a parte mais nobre do suíno e que possui baixo teor de gordura, pois quanto maior for o pedaço, melhor ele fica. Na produção é feita uma injeção de salmoura (água e sal), e o presunto é massageado e embrulhado em embalagem plástica para ser cozido.
Para a produção do apresuntado, pode ser usado diferentes cortes da carne suína e em menor quantidade. Sua composição contém mais gordura e menos proteína do que o presunto, o que torna o produto mais em conta.
Além do seus ingredientes, o seu preparo também é diferente. O presunto é tambleado, curado e cozido. Já no apresuntado, a carne é massageada, embutida, e cozida. Há diferença nos procedimentos para que os pedaços sejam maiores no presunto, do que no apresuntado. Depois os dois são resfriados.
Apesar das diferenças no seu meio de produção e valor, o sabor é similar, e um pode ser trocado pelo outro em várias receitas.
Fonte: Super Interessante/A carne que o mundo prefere/Alegra foods.
Por Maria Eduarda Alves Ferreira, do O Pioneiro.