segunda-feira, 11 dezembro, 2023
Início Notícias Destaques Pró-Memória apresenta museóloga para pioneiros de Canarana

Pró-Memória apresenta museóloga para pioneiros de Canarana

    CANARANA – A Fundação Pró-Memória apresentou, na tarde deste domingo (24.10), para os pioneiros de Canarana – MT e descendentes, a museóloga Janice Matteucci, que irá, nos próximos seis meses construir uma Plano Museológico para a Fundação.

    O Plano Museológico é um novo passo para a formalização do centro histórico de Canarana às diretrizes de enquadramento como Museu, além de uma exigência para se enquadrar em projetos de financiamento público. No evento de domingo, ocorrido na sede da Fundação, Janice explicou como funciona seu trabalho e as vantagens que isso proporcionará para o futuro do resgate histórico do município.

    A contratação da museóloga foi possível através da aprovação do Projeto de Lei 66/2021 pela Câmara de Vereadores de Canarana, que firmou convênio entre a Prefeitura Municipal com a Fundação, para custear a vinda da profissional, num total de R$ 36 mil divididos no período do contrato. Além disso, o trabalho de Janice também vai incluir o inicio da catalogação e trabalho de digitalização do acervo documental físico que há arquivado.

    A digitalização do acervo será possível através de outra parceria, através da Sicredi Araxingu, que contemplou a Fundação, no primeiro semestre de 2021, com R$ 28 mil oriundos do Fundo Social, que serão investidos na aquisição de materiais que subsidiarão o trabalho da museóloga, bem como a compra de uma máquina digitalizadora. Ainda, a Sicredi realizou a doação de um computador, que irá contribuir com o processo de digitalização do acervo.

    Pelo processo de digitalização, será possível manter salvo o acervo, mesmo com a deterioração dos originais pelo tempo, bem como facilitará pesquisas no acervo, hoje impossibilitadas até pela falta de catalogação do que exatamente há no acervo da Fundação.

    Por Lavousier Machry, para OPioneiro.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.