sábado, 25 setembro, 2021
Início Notícias Destaques Reitor do IFMT visita Centro de Referência de Canarana e propõe parceria...

Reitor do IFMT visita Centro de Referência de Canarana e propõe parceria com a prefeitura municipal para reforma da estrutura física

CANARANA – Na última quarta-feira (11/8), o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Julio César dos Santos, e o diretor de Relações Internacionais, Willian Silva de Paula, visitaram o Centro de Referência do IFMT em Canarana para verificar as condições de funcionamento da unidade. Na ocasião, o coordenador do Centro de Referência, Alexis de Aquino Leal, apresentou as salas de aula e os espaços onde funcionam os setores administrativos,  destacando a necessidade de reforma da infraestrutura existente.

foto; IFMT

Logo após a visita, o reitor realizou uma reunião com o prefeito de Canarana, Fábio Faria, que participou de forma remota, e com a equipe da secretaria de educação municipal, para propor uma parceria para a reforma da unidade e, a partir daí, dar continuidade à oferta de novos cursos para o município. O gestor máximo do IFMT reforçou a parceria já existente com a prefeitura e pontuou o apoio que o município sempre prestou ao Instituto. “Agradecemos o valor que Canarana dá à educação e a credibilidade que sempre depositaram na instituição. É muito importante quando encontramos gestores públicos comprometidos e preocupados com o ensino”, destacou Julio César dos Santos.

 

O Instituto Federal de Mato Grosso vem sofrendo, desde 2015, redução significativa de recursos para investimento. “Isso é uma realidade em todos os Institutos Federais do país. O orçamento de 2021 representa um terço do que era o orçamento da instituição em 2015, o que se torna uma grande dificuldade para o investimento em novas obras. Outra grande dificuldade é o quadro de servidores, que, atualmente, apresenta um déficit de 263 técnicos administrativos no contexto do IFMT”, explicou o reitor.

Diante do cenário apresentado pelo reitor, o objetivo é somar forças com a prefeitura municipal na reforma total do imóvel – salas, telhado, cercamento da área e construção da fachada – e na contratação de docentes para oferta de cursos técnicos em 2022. Em contrapartida, já no início do próximo ano, o IFMT irá ofertar 120 vagas em cursos técnicos com um forte enfoque curricular tecnológico para suprir as necessidades, dos arranjos produtivos regionais. Além disso, irá realizar o planejamento para a oferta do primeiro curso de Agronomia na unidade para o segundo semestre de 2022. Um anseio antigo do município.

Após todas as adequações estruturais, o IFMT, com o apoio parlamentar estadual e federal, irá solicitar ao Ministério da Educação (MEC) autorização para implantar, definitivamente, o Instituto Federal de Mato Grosso no município de Canarana, através de um projeto para transformar a unidade atual em um campus avançado, ou seja, com uma estrutura físico-administrativa de referência, um quadro próprio de professores e técnicos administrativos, para oferta sistemática de cursos que atendam à necessidade de formação dos moradores da região.

O prefeito de Canarana, Fábio Faria, destacou que o município sempre foi parceiro do IFMT. “O que a instituição precisar da prefeitura, vamos correr atrás para conseguir viabilizar o recurso necessário para a realização desse projeto, principalmente para colocarmos em funcionamento para o ano que vem, vamos agir de imediato. Colocaremos nosso engenheiro para elaboração do projeto e levantamento do valor necessário para a realização da obra”, concluiu Faria.

Já o vereador Ederson Pörsch deu boas-vindas e salientou que a Câmara Municipal de Canarana está à disposição da instituição e da administração municipal na luta política para o projeto de reestruturação do Instituto na cidade. “O IFMT sempre foi tratado pelo município e pela população como a ‘menina dos olhos’, e não é agora que será diferente, não iremos deixá-los na mão. Tenham certeza de que todos os vereadores estarão imbuídos nesta luta, para que possamos transformar Canarana em um polo de educação do Instituto Federal de Mato Grosso”, enfatizou .

Participaram da reunião a representante da Secretaria Municipal de Ação Social, Liziana Wisch, a representante da Secretaria Municipal de Educação, Elaine Eisenbach, e a chefe de gabinete da Prefeitura de Canarana, Adirma Koester.

Por Reitoria, IFMT.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.