sábado, 25 maio, 2024
15.7 C
Canarana
Início Notícias Destaques Reitor visita Canarana e município traça ações para transformar IFMT em Campus

Reitor visita Canarana e município traça ações para transformar IFMT em Campus

CANARANA – O Centro de Referência de Canarana do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), continua seu processo de consolidação, rumo para se transformar em campus. Na semana passada, o reitor Júlio César dos Santos, esteve na cidade, onde se reuniu com o prefeito Fábio Faria e com o presidente da Câmara – Rafael Govari, representando os vereadores.

Júlio César dos Santos, reitor o IFMT; Foto – OP.

Hoje o IFMT tem mais de 1.000 alunos matriculados, atendendo Canarana e municípios vizinhos em cursos técnicos. A partir do segundo semestre deste ano, deve iniciar o primeiro curso superior, o de Agronomia 4.0. A quantidade de alunos e de cursos em Canarana, mesmo sendo apenas Centro de Referência, já é maior que muitos outros IF de Mato Grosso que já são Campus.

Esse crescimento se dá graças ao próprio empenho do IFMT, que em Canarana é liderado pelo professor Carlos Câmara, responsável pela instalação de outros Campus em Mato Grosso, como o da cidade de Sorriso. Outro fator para esse crescimento, é o forte aporte financeiro da Prefeitura Municipal, com apoio da Câmara de Vereadores, o que faz de Canarana hoje o município que mais apoia o IF dentro do Estado.

LEIA MAIS – IFMT retoma atividades em Canarana com foco em um futuro campus

LEIA MAIS – Canarana-MT busca parceria com Embrapa para fortalecer a cultura do gergelim

Na reunião com o reitor, foram discutidas ações para expansão do IFMT em Canarana. O prédio e o espaço onde está o Instituto Federal, que fica em frente à AV. Rio Grande do Sul, na entrada da cidade, receberá melhorias nos próximos dias. É o investimento inicial de uma grande ampliação, que prevê um aporte de quase 20 milhões de reais para erguer as estruturas do futuro Campus. Esse recurso será buscado junto ao Governo Federal e Governo do Estado.

Já no campo experimental, localizado aos fundos do Parque de Exposições, o IFMT está fazendo pesquisas, que serão intensificadas com o apoio da Embrapa e da Aprofir. Os estudos irão focar, principalmente, no desenvolvimento de culturas alternativas, como o gergelim, e em irrigação. Investimentos em laboratórios de pesquisas também estão previstos.

Reunião em Canarana para tratar do IFMT; Foto – OP.

 

O reitor pôde ver o empenho do Poder Público Municipal no crescimento do IFMT em Canarana. O alinhamento entre os presentes na reunião, terá continuidade com a apresentação dos trabalhos já feitos e projetos para o futuro, junto aos representantes estaduais e federais, para garantir recursos para a implementação de novas ações e, consecutivamente, transformação do Centro de Referência em Campus.

Por OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.